ALESP aprova Itatiba como Município de Interesse Turístico

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou Itatiba como Município de Interesse Turístico. A votação aconteceu na noite de terça-feira, 10. Os deputados aprovaram o Projeto de Lei por unanimidade.

O prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, acompanharam a votação na ALESP.

“Estamos muito felizes com a aprovação de Itatiba como MIT. O incentivo ao turismo é também geração de emprego, renda e desenvolvimento social. Agora continuamos com mais vigor a elaboração dos projetos que estão em andamento, para ingressar junto ao Governo do Estado, que liberará mais recursos para Itatiba a partir de agora”, comentou o prefeito Douglas Augusto.

Com a aprovação em Plenário, o projeto segue para ser sancionado pelo Governador Márcio França, que assumiu o cargo na sexta-feira, 6. A partir disso, Itatiba oficialmente recebe o selo de Município de Interesse Turístico.
“Demos um passo muito importante para recebermos recursos do Estado para desenvolver ainda mais o turismo em nossa cidade. Lembramos hoje de todo o desenvolvimento, desde lá atrás, com a elaboração do Plano Diretor de Turismo e agradecemos a todos os que colaboraram para essa conquista, em especial o COMTUR”, ressaltou Bortolossi.


MIT

Para tornar-se MIT, a Prefeitura de Itatiba e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) elaboraram um Plano Diretor de Turismo, que passou por audiência pública e foi aprovado pela Câmara Municipal em 2017. O documento foi encaminhado para o Governo do Estado, junto com outras informações e transformou-se em Projeto de Lei estadual, de autoria do Deputado estadual Adilson Rossi, aprovado na terça-feira.

“Foram alguns anos de trabalho que finalmente resultaram nessa conquista maravilhosa para a nossa Princesa da Colina. Todas as cidades precisam de saúde e segurança, mas Itatiba também precisa de emprego e o turismo está diretamente ligado ao setor terciário, o setor que mais gera empregos na atualidade”, comentou o Deputado Adilson Rossi.

O objetivo da iniciativa dos Municípios de Interesse Turístico é oferecer recursos, por parte do governo do Estado, destinados a investimentos de infraestrutura turística. A princípio, cerca de 550 mil reais por ano serão liberados aos MITs, verba que deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas dos municípios contemplados.

Uma vez MIT, os municípios podem se transformar em Estâncias, com ainda mais recursos estaduais e federais.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba