Atividades físicas beneficiam a saúde do coração

Apesar das doenças cardíacas estarem aumentando nos dias atuais, as pessoas ainda dedicam pouca atenção para a importância da atividade física, principalmente para a manutenção da saúde do coração. A prática regular de um exercício físico beneficia amplamente qualquer individuo.

“As pessoas que praticam atividade física regularmente tem uma redução do risco cardiovascular. As vantagens sobre as pessoas sedentárias são a redução do colesterol e dos níveis de glicemia, pois quando a pessoa pratica exercício físico ela aumenta o metabolismo, queima gordura e a pessoa ganha massa muscular”, comentou o Educador Físico Marcio Oriani.

 A atividade física ainda contribui para diminuição da pressão arterial, stress e controle do peso corporal. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o sedentarismo é o segundo principal fator de morte no Brasil. Portanto os hábitos alimentares devem ser corrigidos, evitando gordura, álcool, açúcar e alimentos industrializados em excesso. “A atividade física orientada aliada a alimentação balanceada são medidas preventivas consideradas pilares para saúde do coração”, disse Profº Marcio, que ainda falou sobre quantas horas devemos dedicar ao esporte durante a semana. “As pessoas devem dedicar ao menos 30 minutos diários as atividades físicas, os exercícios físicos devem ser realizados de 3 a 5 vezes na semana, preferencialmente em dias alternados”, comentou Marcio Oriani.

Já com relação às pessoas com hipertensão arterial ou pressão alta, elas devem realizar a atividade física mediante a prescrição medica. ”Os hipertensos devem tomar seus medicamentos e realizar um controle diário da pressão arterial, antes e depois da pratica esportiva”, finalizou.

Fonte: Redação CRN

Crédito: Reprodução Internet