BEM AVALIADO: Aterro municipal recebe nota 9,1 da Cetesb

??

Na terça-feira, 1, as condições de operação do aterro sanitário municipal da Prefeitura de Itatiba foram avaliadas com nota 9,1 pela Cetesb, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, que fiscaliza e regulamenta a área.
A Secretária de Obras e Meio Ambiente, Andrea Cruz Sanfins, explica que a nota de 9,1 para o IQR (Índice de Qualidade de Resíduos) é um gr
ande avanço e deve ser comemorada, pois há anos a Prefeitura trabalha na readequação do aterro. “Ter uma nota de IQR acima de 7,1 significa que o aterro está operando de maneira adequada, ou seja o município está destinando corretamente todo o lixo gerado, proporcionando boas condições sanitárias à população. Tivemos uma nota excelente, bem acima de 7. O município não corre o risco de ter a Licença de Operação do Aterro embargada e não fica sujeito a multas e outras sanções, além de contribuir com a preservação do meio ambiente e a saúde da população”, explicou.
Os critérios para formulação da nota são baseados em um questionário padronizado, que avalia as características locacionais, estruturais e operacionais dos locais de tratamento e disposição de resíduos. O IQR pode ser avaliado pela Cetesb em qualquer época do ano, porém em outubro/novembro a nota é utilizada para compor o Relatório do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares, feito anualmente.
O Prefeito João Fattori, lembra que a Prefeitura está responsável por toda operação do aterro desde março deste ano, quando terminaram contratos com terceirizadas. As equipes internas estão realizando o trabalho com dedicação trabalhando inclusive em finais de semana e feriados. “Assim que assumimos em 2009 começamos a ter problemas sérios com o aterro e ele ficou inoperante, sem licença da Cetesb por anos. Foram muitas as readequações necessárias. Arregaçamos as mangas e hoje comemoramos um aterro funcionando muito bem e atendendo praticamente todas as necessidades apontadas pela Cetesb. Fruto de cobrança incessante e seriedade das equipes de trabalho”, disse o Prefeito João Fattori.


Informações e foto: Assessoria de imprensa / Departamento de Comunicação 
Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Itatiba