Câmara Municipal de Itatiba já tem comissões permanentes definidas

Na noite desta quarta-feira (4), ocorreu a primeira sessão extraordinária do legislativo itatibense. A reunião foi convocada pelo presidente da Casa, vereador Flávio Monte (DEM), para votação das comissões permanentes de 2017.
De acordo com o artigo 51 do Regimento Interno, foi verificado se havia consenso entre as bancadas para a composição das cinco comissões. Como não houve, o presidente solicitou às lideranças partidárias que indicassem os membros para a formação das comissões. Foi apresentada uma chapa por um grupo de vereadores. Porém, vereadores do PDT (Edvaldo Hungaro e Evair Piovesana) e PSDB (Sidney Ferreira e Thomás Capeletto) alegaram que a composição não apresentava a proporcionalidade partidária exigida pelo artigo 52 do Regimento. Como não houve consenso a respeito, o presidente encaminhou a escolha voto a voto. Foi, então, apresentada a chapa 2 por outro grupo.
O Plenário deliberou pela votação nominal de cada comissão. A chapa 1 venceu em todas as comissões, por 12 votos a 4 – o vereador Cornélio da Farmácia (PSDB) estava ausente. Em seguida, foram escolhidos os presidentes e membros das comissões, que ficaram assim compostas:
Justiça e Redação
Ailton Fumachi (PR) – Presidente
Sérgio Rodrigues (PPS) – Membro
José Roberto Feitosa (DEM) – Membro
Economia e Finanças
Sérgio Rodrigues (PPS) – Presidente
Cornélio da Farmácia (PSDB) – Membro
Deborah Oliveira (PPS) – Membro
Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Ailton Fumachi (PR) – Presidente
Benedito Romanin (Solidariedade) – Membro
Du Pedroso (PPS) – Membro
Defesa do Meio Ambiente
Roselvira Passini (DEM) – Presidente
Fernando Soares (PR) – Membro
Benedito Romanin (Solidariedade) – Membro
Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social
Deborah Oliveira (PPS) – Presidente
Roselvira Passini (DEM) – Membro
Fernando Soares (PR) – Membro
 As comissões se reúnem, ordinariamente, uma vez por semana. Também podem ser convocadas extraordinariamente, quando se fizer necessário, a critério de seu presidente, para discutir, fiscalizar, analisar e propor sugestões em sua área de competência. Ao presidente de cada comissão compete chefiar seus trabalhos e zelar pelo cumprimento de suas obrigações.
 Suplentes empossados
Na sessão, foram apresentados ofícios dos vereadores Washington Bortolossi (PPS) e Elizabet Tsumura (PDT), informando sobre suas licenças, nos termos da Lei Orgânica, já que foram investidos nos cargos de secretários municipais. Os suplentes empossados que assumiram seus cargos foram Du Pedroso (PPS) e Evair Piovesana (PDT), que apresentaram suas declarações de bens e diplomas da Justiça Eleitoral e prestaram o compromisso solene de posse.

Informação e foto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Itatiba