Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 15 de junho

O Ministério da Saúde decidiu estender a campanha de vacinação contra a gripe. Agora, os grupos prioritários têm até o dia 15 de junho para se vacinar contra o H1N1, H3N2 e Influenza B.
A nova data também vem acompanhada de uma novidade: as crianças de 5 a 9 anos e os adultos de 50 a 59 anos também estão incluídos entre as pessoas que devem se dirigir às unidades de saúde ou ao Ambulatório Central de Especialidades.
Eles se juntam aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, profissionais da área da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas e professores. “Essa é mais uma oportunidade para levar, principalmente as crianças, para a vacinação. É rápido, só uma picadinha… esse gesto tão simples protege contra as variáveis mais perigosas da doença”, alertou o dr. Fábio Alves, Secretário de Saúde.

Só no “Dia D”, que aconteceu em 12 de maio, a Secretaria de Saúde aplicou mais de 3,3 mil doses.

Números

Até o momento, Itatiba se mantém com números acima da média nacional. Enquanto, no Brasil, a média é de 71,96% do público-alvo vacinado, Itatiba já tem 75,85%. Os números também são superiores aos atingidos pelo Estado (64,89%) e por cidades como Campinas (69,38%) e Jundiaí (73,40%).

Com relação às categorias definidas pelo Ministério da Saúde, já foram vacinados 87,56% dos idosos, 98,52% dos professores e 101,19% das puérperas (foram vacinadas puérperas também de Morungaba, com parto na Santa Casa e de Bragança Paulista, com pré natal no UBS dos Pires). A Secretaria reforça a necessidade de vacinação das gestantes (61,81%) e das crianças (47,85%).
Também há um atendimento especial para os acamados. O agendamento continua sendo feito por meio da Central de Imunização no telefone (11) 4524-0934, ramal 217.

A Secretaria de Saúde informa que, seguindo orientação do Ministério da Saúde, a confirmação sobre a liberação da vacina para a população que não se enquadra nos grupos prioritários se dará após o dia 15 de junho, quando se encerra esse novo período reservado ao público-alvo.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba