Canil da GM de Itatiba apreende drogas no Jardim Vitória

A equipe da GM realizava patrulhamento preventivo na área de lazer do bairro, quando se deparou com dois indivíduos, um homem e uma mulher, em atitudes suspeitas pelo local. Como prática costumeira, realizaram a abordagem e em seguida revista pessoal, onde nada foi localizado.

Como os indivíduos apresentavam comportamento atípico diante da situação, a equipe do canil da GM acionou o cachorro Azus para realizar o faro. O cão obteve êxito na busca e encontrou dentro de uma meia, jogada no meio do mato, uma certa quantia de substâncias entorpecentes: 9 pedras de crack, 2 pinos de cocaína e uma porção de maconha.

Diante da situação, os indivíduos foram detidos e conduzidos a delegacia central, onde foram realizadas as devidas providências, lavrado Boletim de Ocorrência e averiguação de tráfico.

“Os meliantes usam esconderijos para as drogas e assim temos dificuldade para encontrá-las, por isso a intervenção do cão é fundamental. O treinamento tem sido feito ha cerca de seis meses, e os primeiros resultados já estão aparecendo. Temos certeza que faremos mais apreensões desse tipo daqui para frente”, explicou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, João Maioli.

Cães de Segurança

A Guarda Municipal de Itatiba recebeu no mês de maio dois cães Pastor Belga Malinois, que estão alojados em um canil construído na base da Guarda, no Parque Ferraz Costa. Azus e Athena passam por inúmeros treinamentos e simulações para aprimorar técnicas e aperfeiçoar o olfato. Os treinos são realizados em Vinhedo, Jundiaí e Itatiba.

A Defesa Civil de Itatiba realiza treinamentos com seus três labradores no Canil da Guarda Municipal de Jundiaí. Os cães são treinados pelos adestradores do local para busca de vítimas, em casos de desaparecimento ou soterramento.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba