Caqui é introduzido em cardápio da rede de ensino em Itatiba

 Na terça-feira (21), o prefeito de Itatiba Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira acompanhado pelo secretário Municipal de Educação, Anderson Sanfins e pela secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro, visitou o Centro Municipal de Educação Infantil “Benedicto Delforno”, no Bairro Vila Real, para acompanhar a introdução do caqui no cardápio da merenda escolar.

“Tem quase mil famílias em Itatiba que vivem direta ou indiretamente da produção do caqui, então a Administração Municipal tem procurado fomentar a agricultura familiar. Itatiba é a terra do caqui, temos uma festa dedicada à fruta e agora vamos tentar fechar esse ciclo econômico dentro do município incentivando o consumo pelas crianças através da merenda escolar”, explicou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

O caqui será fornecido para todos os CEMEIs, EMEBs e Escolas Estaduais de Itatiba por dois produtores rurais da cidade que concorreram e venceram a licitação. “É o primeiro ano que conseguimos realizar essa licitação e tivemos dois produtores de caqui de Itatiba que conseguiram o melhor preço e já estão nos fornecendo a fruta”, disse o Secretário Anderson Sanfins. “Após três semanas, já alcançamos os 16 mil alunos da rede municipal e estadual de ensino de Itatiba e os alunos gostaram muito! Foi um sucesso a distribuição da fruta que é símbolo da nossa cidade”, completou.

Itatiba produz, em média, 5 mil toneladas de caqui todos os anos gerando empregos diretos e indiretos, aquecendo a economia local. No último ano, o cultivo da fruta movimentou R$ 7 milhões, valor que deve aumentar com essa iniciativa. “Além da questão econômica e financeira, o agricultor ficará satisfeito ao ver o fruto do seu trabalho sendo consumido tão saborosamente pelas crianças”, falou a Secretária Dorothéa Monteiro. “O incentivo ao consumo do caqui, traz valorização do fruto da nossa terra e a importância de, desde cedo, se ter uma alimentação saudável”, concluiu.


Informação: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba
Foto Leandro Dias/PMI

» Veja mais fotos