Carnaval em Itatiba: Conheça os blocos e atrações

Os festejos para o Carnaval começam nessa sexta-feira, 9. Durante os cinco dias da folia, as atrações para toda a família poderão ser encontradas no Centro e no Parque Luis Latorre. 

O Bloco Rosa Entre os Dentes desfilará pela segunda vez no primeiro dia do Carnaval itatibense, reunindo intrépidos foliões e fanfarrões de todos os tipos, que transformarão as ladeiras da Princesa das Colinas em uma esteira para desfilar sua energia, sendo a vontade por diversão o seu principal combustível do cortejo. O Bloco leva a rosa entre os dentes e com ela a poesia do sonho ingênuo de quem não quer ver fevereiro se acabar.

Pela 41º consecutiva e ininterrupta, o Bloco Carnavalesco Demônios Acadêmicos da Benjamin abre oficialmente as festividades na Praça da Bandeira. Nestes últimos 40 anos, o bloco colocou em p´ratica a arte da adaptação e da criatividade, sendo aberto a todos, bastando apenas levar a sua fantasia, mesmo que seja repetida ou até mesmo improvisada. Este ano o bloco desfila pela Praça da Bandeira, levando como tema Aut Pecunia Aut Verba - A República em Perereco. O humor ácido e a leitura cômica do ano que se passou é uma das marcas do bloco.

Na noite do sábado, dia 10, o Grupo Piracema, também tradicional do carnaval itatibense, se apresenta em um palco inédito: a Praça do Rosário, a partir das 20h, será o ponto de encontro do samba e da boa música. O grupo, composto por Magno Borella, Ocimar Rabechi, Edson De Antoni, Fabinho Borracha, Fabiano Fabossi, Luiz Alfredo Uchoa, Fernando Telles e Paulo Degani, começou com as rodas de samba no bar Capitólio e do Ermano, que atraiam um grande público, chegando a criar a Escola de Samba Batuqueiros Piracema e do Teatro Aberto Piracema, que encenava peças infantis.

Piracema”, termo que representa o período em que os peixes nadam contra a corrente para a preservação da espécie, e o acasalamento, foi escolhido para representar o movimento gerado pelo fechamento dos bares da cidade. Os clientes vinham à Praça da Bandeira onde os bares ainda estavam abertos, num movimento intenso. E, toda sexta-feira, quando isso acontecia, alguém gritava: "Já começou a Piracema". Nascia ali o “Grupo Piracema”. Impregnados pela magia, se reuniram, cantando sambas tradicionais e de raiz.

Na segunda, 12, o Parque Luis Latorre recebe a Banda Mag, que formou-se em 1967, com o nome de “Os Magníficos” e foi um dos grandes nomes do cenário musical da região de Itatiba durante os anos 60 e 70, encerrando suas atividades no final da década de 90.

Incomodados com essa situação, outro grupo de músicos da cidade se uniu e resolveu criar uma nova banda, que mantivesse a essência dos Magníficos. Assim, em 1998, surgia a banda Mag, criada num formato menor para atender festas de casamento, eventos empresariais, bailes e formaturas, mas com a ideia principal de não deixar de lado a qualidade e experiência dos Magníficos, com o seu repertório bem eclético e variado. A banda é composta por André Luis Cecon, Bill, Aloísio Cecon, Fernando Afonso Ferreira, Guga Salmaso e Rosangela Magoga.


Nosso Bloco na Rua

Com inspirações dos antigos carnavais, o Grupo Nosso Bloco na Rua anima as tardes de Carnaval em três diferentes dias, levando ao público as raízes das manifestações populares brasileiras, principalmente relacionadas as da cultura caipira.

No domingo, 11, o Bloco Namoradeira, que anima os carnavais itatibenses desde 2012, atrai toda a família itatibense para a Praça da Bandeira, para aproveitar a tarde do Carnaval. Com canções alegres e a sua tão famosa marchinha, o grupo desce a Rua Francisco Glicério pedindo 'licença para a Namoradeira passar'.

Na segunda-feira, 12, é a vez do Bloco Desbocados, que desde 2015 leva os foliões da Praça José Bonifácio até o Mercadão Municipal. Com o objetivo de desmarginalizar o carnaval em Itatiba, o bloco surge com a temática de homenagear as profissões, os trabalhadores que constroem a cidade. O bloco atrai foliões de todas as idades, que de alguma forma queriam manifestar seus sentimentos e pensamentos, respeitando as diversas ideias e opiniões.

O Bloco Sputik, fundado em 2014, homenageia o primeiro satélite artificial lançado em 1957. Em Itatiba, é lançado simbolicamente junto dos foliões na ladeira da Rua Tobias Franco, animando assim a tarde da terça-feira, 13. O Bloco encerra a folia no centro da cidade, com o seu 'cortejo intergalático', reunindo heróis, vilões, cientistas e outros personagens da cultura popular, todos juntos na Praça da Bandeira.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba