Carnês do IPTU 2018 já estão sendo distribuídos

Os carnês para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU) e taxas de 2018 começaram a ser distribuídos no dia 26 de janeiro. Os contribuintes já estão recebendo os carnês nos endereços previamente cadastrados na Secretaria de Finanças.

O primeiro vencimento está programado para o dia 25 de fevereiro. Nesta data, poderão optar pela parcela única (à vista), que dá direito a um desconto de 5%; pelo pagamento em cinco parcelas, que dá direito a um desconto de 3%; ou o pagamento em onze parcelas, sem desconto.

“É muito importante que o munícipe se mantenha em dia com o pagamento do IPTU. Esse recurso é integralmente utilizado para melhorar os serviços que as pessoas utilizam no dia a dia”, comentou o secretário de Finanças, Aloísio Polessi. “A Secretaria de Finanças está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas, assim como a empresa que fez o geoprocessamento de dados, que atenderá no Mercadão”, completou.

Entrega de carnê

Recomenda-se aguardar até o dia 15 de fevereiro pela chegada do carnê no endereço escolhido. Após o dia 15, os munícipes que não receberem o carnê devem entrar em contato com a Secretaria de Finanças, antes do dia 25, para obter uma segunda via impressa ou por e-mail, sem os acréscimos legais. A segunda via também poderá ser emitida pelo site oficial da Prefeitura de Itatiba (www.itatiba.sp.gov.br).

Foto aérea

Contratado em 2016, o geoprocessamento aéreo de Itatiba foi realizado pela empresa Mitra,que fotografou e analisou as construções imobiliárias no município e verificou que milhares de imóveis estavam com metragem divergente da apontada no cadastro imobiliário até então. As correções foram efetuadas para o lançamento desse ano. Caso os munícipes tenham dúvidas com relação à área construída apontada,poderão se dirigir, a partir do dia 15 de fevereiro, ao posto de atendimento no Mercado Municipal “Dona Lica”.

Em 2018, o IPCA, índice utilizado pela Prefeitura todos os anos, foi calculado em 2,7% aplicado ao valor do tributo. Os valores venais de imóveis de diversas faixas tiveram o abatimento legal reduzido entre 7% e 10%. Já os imóveis que possuem valor venal tributável de até R$ 33.750,26 estão isentos do imposto.

Convênios Bancários

Em função de uma nova normativa do Banco Central, alterou-se a forma de recebimento de valores de cobranças por código de barras.

A partir de 2018, os bancos precisam estar conveniados para recebimento de boletos de tributos. A Caixa Econômica Federal, as lotéricas e o Banco de Brasil já se habilitaram junto à Prefeitura para receber pagamentos. Consulte o seu banco para saber se a instituição já firmou o convênio.

A Secretaria de Finanças está localizada no Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, n° 600 (atendimento das 9h às 17h) e o telefone é (11) 3183-0630, ramais 1775, 1829 ou 1698.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba