Catabugiganga recolhe quase 80 toneladas de materiais

Desde a primeira semana do ano, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, deu início ao Catabugiganga. Desde o início da ação, já foram recolhidos 77,3 toneladas de material inservível. A ação é um serviço público de coleta domiciliar de materiais inservíveis que tem como objetivo contribuir com a limpeza urbana.

 

Mesmo sem uma divulgação antecipada, a ação,que atende um grande pedido da população, teve início no dia 2 de janeiro,passando por diversos bairros e recolhendo materiais inservíveis depositados irregularmente nas ruas.

 

O Catabugiganga deve ocorrer pelos próximos meses, seguindo um cronograma desenvolvido para atender todos os bairros de Itatiba. Neste cronograma, a Prefeitura divulgará em quais dias e bairros os caminhões passarão.

 

“A volta das operações de Catabugiganga é um antigo anseio das pessoas. Pedimos um pouco de paciência caso seu bairro não tenha sido contemplado no cronograma de janeiro, mas chegaremos em toda acidade nos próximos meses”, esclareceu o prefeito Douglas.

 

O Secretário de Obras e Serviços Públicos,Eng.º Hermínio Geromel, explicou que o recolhimento de inservíveis colabora como combate à dengue. “A ação vai seguir um cronograma atendendo todos os bairros do município, recolhendo materiais para que não se tornem criadouros do Aedes aegypti”.

 

O que será coletado: móveis usados,eletrodomésticos, pneus, restos de madeira.

O que NÃO será coletado: baterias, óleos,pilhas, lixo doméstico, lâmpadas e restos de material de construção.

 

A Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorotheia Monteiro, afirma que sua pasta acompanhará a ação, por ser um tema que afeta diretamente a natureza. “Todos os materiais devem passar por um processo de triagem e seleção, encaminhando para reciclagem tudo o que for possível”, reforçou.


Fotos: Renato Júnior/PMI

Informação: Assessoria de imprensa / Departamento de Comunicação 
Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Itatiba