Jornal do meio Dia

Das 12:00:00 às 13:00:00
Com: Galvão Andreatta e Eva Franco

CCZE de Itatiba realiza mais de 2100 castrações de cães e gatos em 2018

O Centro de Controle de Zoonoses e Endemias encerrou o ano de 2018 com um resultado positivo nas castrações de cães e gatos. No ano, o CCZE realizou o procedimento em 2104 animais, enquanto que, em 2017, o setor registrou 1878 castrações.

Parte do aumento do controle populacional deve-se à parceria firmada entre Prefeitura de Itatiba e UniFAJ - Centro Universitário de Jaguariúna, na qual os alunos do curso de medicina veterinária da instituição, com apoio de seus respectivos professores, realizaram uma parcela das intervenções cirúrgicas.

“Consideramos um bom resultado, uma evolução ao que já tínhamos obtido em 2017. A castração é importante para o controle de natalidade e, com isso, há consequências positivas para saúde pública de forma mais ampla, na perspectiva de que, com isso, diminuímos os agravos e doenças infecciosas provocadas no convívio entre humanos e animais”, comentou o Dr. Fábio Alves, Secretário de Saúde de Itatiba.

Mais informações sobre castrações podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, pelo telefone (11) 4524-8826.

Material Didático

As políticas relacionadas ao bem-estar animal darão em novo passo em 2019. A Secretaria de Educação prepara um material didático voltado para crianças do Ensino Fundamental I, para que temas como saúde animal e zoonoses, abandono, adoção e cuidados com animais domésticos e silvestres sejam tratados em sala de aula.

A Coleção “Vida Animal” é composta por cinco volumes, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Municipal, para que seja mais um instrumento de conscientização e formação de cidadãos conscientes sobre suas responsabilidades com os animais e o meio ambiente. O material já deve ser usado nesse ano letivo, que se inicia em fevereiro.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba