A Voz do Brasil

Das 21:00:00 às 22:00:00
Com: produção da Rede EBC

COVID: DE 10 LEITOS CONTRATADOS PELA PREFEITURA DE ITATIBA, OITO JÁ ESTÃO OCUPADOS NA SANTA CASA

02/06/2020 as 20:55

Na tarde desta terça-feira, dia 2, o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira se reuniu com secretários municipais, encarregados da Fiscalização e da VISA – Vigilância Sanitária, vereadores líderes de bancada e representantes da AICITA – Associação Industrial e Comercial de Itatiba, feirantes e da associação de boxistas do Mercadão, para discutir questões sobre as normas sanitárias que devem ser previamente adotadas para uma abertura segura, independente das datas previstas, bem como tirar dúvidas e receber sugestões ao Plano de Flexibilização Responsável (PFR).

FEIRAS LIVRES E LEITOS UTI
A data estimada para o retorno das feiras livres seria 07/06. No entanto, em análise feita hoje no Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, constatou-se que o cenário continua inspirando cuidados e atenção. De 10 leitos especialmente dedicados à Covid-19 contratados pela Prefeitura de Itatiba, oito deles passaram a ser ocupados, tendo recebido em alguns dias quatro pacientes de Morungaba (um deles infelizmente vindo a óbito na noite de ontem, 01/06). Importante salientar que o novo cenário não guarda relação com a flexibilização estadual, adotada a partir de segunda-feira (1), visto que os pacientes contraíram o vírus já há muitos dias.

INTERNAÇÃO

Portanto, até às 14h de hoje, cinco itatibenses e três morungabenses estavam internados na UTI por Covid-19 na Santa Casa de Itatiba. Douglas informou ainda que há três leitos ociosos na UTI convencional e quatro leitos intensivos na Emergência (de um total de seis que possuem respiradores e mesmo suporte à vida que os leitos de UTI disponíveis). Neste cálculo, portanto, os leitos instalados com respirador atingiram 65,4% de uso. Nesta tarde, Dr. Fabio Nani fez contato com a Diretora de Saúde de Morungaba, Marla Stranieri, para se atualizar sobre os procedimentos de regulação e de enfrentamento daquela cidade ao coronavírus.

EXTENSÃO DOS LEITOS
Novos leitos de UTI demandam recursos, insumos, equipamentos e principalmente equipe médica. O investimento do Município de Itatiba é de cerca de R$ 800 mil/mês a cada 10 leitos montados. Nesta tarde o secretário Adjunto de Saúde, Dr. Carlos Lemes, já deu sequência às tratativas para contratação e montagem de até 10 leitos excedentes de UTI, que se somarão aos já instalados.
Nos próximos dias, o cronograma estabelecido pelo Plano de Flexibilização Responsável segue sendo reanalisado, sempre levando em consideração a capacidade hospitalar como índice primordial para que a flexibilização avance, regrida ou estacione.

Por todo o exposto, segue sendo importante a regra de ficar em casa, só saindo quando necessário. Quando sair, se prevenir com as medidas de higiene pessoal, máscaras e distanciamento social.


Foto: Divulgação/PMI