Creche-escola 'Suzelei Marli Marques Matteuzzo' é inaugurada

O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Itatiba realizaram no dia 30 de janeiro a inauguração da Creche-Escola “Suzelei Marli Marques Matteuzzo”, localizado no Bairro do Engenho. O novo Centro de Educação Infantil, a princípio, atenderá crianças de 0 a 3 anos, com capacidade para 120 alunos. O investimento do estado foi de R$ 1,5 milhão e do município cerca de R$ 200 mil mais o terreno.

A escola, modelo em sustentabilidade, foi aberta à comunidade em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, secretários Municipais, representantes de Deputados Federais e Estaduais e também familiares da patronesse.

“A creche inaugurada é ecologicamente sustentável, colorida, para que as crianças tenham uma infância lúdica, já que a Educação Infantil é de fato a primeira fase do aprendizado. É muito importante destacar que cada real investido aqui será revertido para a sociedade no futuro, pois são as nossas crianças que vão construir o futuro de Itatiba”, discursou o prefeito Douglas. “Nossa meta até o final do mandato é entregar quatro creches, para zerar de vez de a espera por vagas”, concluiu.

Mais cedo, pela manhã, o governador Geraldo Alckmin descerrou e entregou ao município a placa inaugural da creche, junto ao prefeito Douglas Augusto, durante a passagem do governador por Jundiaí. Na ocasião, Alckmin também realizou uma visita técnica no Viaduto das Valquírias, sobre a Rodovia Anhanguera.


Escola Ecológica

Construída a partir de recursos estaduais, a Creche-Escola “Suzelei” é a primeira instalação modelo de sustentabilidade do município, com construção sustentável e ecologicamente correta.

A escola conta com sistema de ventilação cruzada, iluminação natural, aquecimento solar, sistema de coleta e armazenamento de água pluvial, torneiras com temporizador e arejador, vasos sanitários infantis e lixeira para recicláveis. O prédio também contará com iluminação com sensores de acendimento, composteira e bicicletário.

Os benefícios da implantação de um prédio com itens sustentáveis serão sentidos tanto no dia a dia quanto a longo prazo, como a redução dos gastos com energia e água, já que o local possui iluminação natural em praticamente todos os ambientes e está preparada para a captação das águas da chuva para posterior reúso. Outro benefício esperado é a redução da manutenção de aparelhos, como ventiladores e lâmpadas, já que estes não serão utilizados com grande frequência.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba