Comunicadores

Das 20:00:00 às 20:55:00
Com: Paulo Roberto Machado

Desenvolvimento Econômico: Itatiba é a 49ª melhor cidade do Brasil para fazer negócios

Nesta semana, foi divulgada a edição 2019 do ranking “Melhores cidades para fazer Negócios” elaborado pela Urban Systems. Nele, Itatiba avançou em comparação ao ranking apresentado em 2018 subindo da 53ª para a 49ª colocação em todo o Brasil, com cidades acima de 1g00 mil habitantes.

Realizado em parceria com a Revista Exame da Editora Abril, o estudo avalia as cidades mais atrativas do Brasil para o desenvolvimento de negócios considerando condições e infraestrutura disponíveis com foco específico em Desenvolvimento Econômico, Capital Humano, Desenvolvimento Social e Infraestrutura.

Segundo a Urban Systems, o estudo das melhores cidades para fazer negócios é embasado na metodologia de análise estatística chamada Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) que tem o objetivo de servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais.

Para a edição 2019, por premissa da pesquisa, foram considerados no Ranking os municípios com mais de 100.000 habitantes em 2018 segundo dados do IBGE. O desempenho geral de Itatiba foi melhor do que o de grandes capitais brasileiras como Salvador, Fortaleza, Manaus, Campo Grande, Aracaju, São Luis, João Pessoa, Porto Velho e Teresina e de outras grandes cidades como Guarulhos, Londrina, Chapecó, Franca, Bauru, entre outras. No quesito Desenvolvimento Econômico, Itatiba está na frente de cidades da Região Metropolitana de Campinas, como Valinhos e também Campinas. Em Desenvolvimento Social, Itatiba ficou na 11ª colocação em todo Brasil, na frente de Indaiatuba, Americana, Campinas e Hortolândia.

“A boa colocação neste ranking é resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação que procura tornar a cidade cada vez mais atraente para novas empresas, através de incentivos fiscais e evidenciando a boa localização da cidade, excelente para questões logísticas”, disse Jorge Nicolau, responsável pela pasta. “É importante ressaltar também os benefícios oferecidos à população, resultantes de ações muito bem executadas pelas demais Secretarias Municipais que também foram determinantes para a elaboração deste levantamento”, completou.

Dentro da avaliação realizada pela Urban Systems, setores como Educação, Saúde, Transporte, também foram objetos de estudo tendo extrema importância e peso na nota final recebida pelos municípios.


Informação: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba
Foto: Reprodução