Dia “D” mobiliza itatibenses dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe

Itatiba realizará no próximo dia 12 de maio, um sábado, o Dia “D” para vacinação contra o vírus Influenza B, H1N1 e H3N2. As pessoas que se encaixam nos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram, estão convidadas a comparecer no estacionamento do Centro de Atenção à Criança (CAC), das 9h às 17 horas.

O grupo prioritário, de acordo com a diretriz do Ministério da Saúde, é composto por idosos com idade igual ou superior a 60 anos, profissionais da área da saúde, crianças (de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas e professores.

“É muito importante que todas as pessoas que se encaixem nos grupos prioritários aproveitem o Dia D para receber a vacina, caso não tenham como se dirigir às unidades de saúde durante a semana”, lembrou o Secretário de Saúde, Dr. Fábio Alves. “Os grupos são assim definidos pois estão mais expostos ao vírus, como os professores, ou podem ter complicações, como no caso das crianças e dos idosos. A campanha é realizada para minimizar essas ocorrências”, concluiu.

No dia “D” o Asilo São Vicente e mais dois lares pra idosos receberão uma equipe volante para vacinação dos internos. No caso de pessoas acamadas ou com problemas de mobilidade, deve-se entrar em contato com a Central de Imunização, para o agendamento da vacina no domicílio, por meio dos telefones 4524-0934, ramal 217 ou no CAC, 4524-0335.

No dia 24 de abril, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve no Baile da Melhor Idade, no Centro de Convivência “Ângela Lygia Parodi Scavone”, no Jd. Vitória, facilitando o acesso à vacina. No mesmo dia, o vice-prefeito José Roberto Fumach esteve na UBS Central para também se vacinar. 

A campanha nacional de mobilização contra o H1N1, H3N2 e o vírus Influenza B começou no em 23 de abril e segue até 1º de junho. Até agora, Itatiba tem cerca de 26% de cobertura da população-alvo. Considerando apenas o grupo dos idosos, a porcentagem é superior a 40%.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba

Crédito: Renato Junior