Dia da árvore: Prefeitura de Morungaba firma parceria para Programa “Arborização + Segura”

O Dia da Árvore foi marcado pela assinatura do convênio da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para o Programa “Arborização + Segura” em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (21/9), na Praça Pedro de Camargo Neto, no bairro São Benedito.

“No passado foram plantadas muitas árvores pela cidade com muita boa vontade, pensando nos diversos benefícios que poderiam trazer, porém muitas destas árvores foram plantadas em locais inadequados e atualmente, depois de tantas décadas, têm resultado em podas constantes e têm danificado muros e calçadas de residências. O objetivo agora é planejar o plantio e garantir que as árvores - tão importantes para a qualidade de vida - sejam de espécies próprias para o paisagismo urbano e estejam em locais corretos”, explicou Prefeito da Estância Marquinho Oliveira.
Serão substituídas pelo menos 500 árvores na área urbana de forma a eliminar riscos do contato com a rede energizada, durante os próximos quatro anos. “Agradecemos a receptividade da prefeitura em relação à iniciativa que visa o compromisso tanto do município como da CPFL com ações sustentáveis que vão resultar no aumento da qualidade de vida da população e evitar transtornos principalmente com redes de água e energia elétrica”, comentou o gerente de Meio Ambiente do Grupo CPFL Energia Robson Tanaka.

Dia da árvore

“Escolhemos essa data de 21 de setembro para celebrarmos o convênio, por intermédio da OMAS (Organização Meio Ambiente e Sustentabilidade), propositalmente, pois hoje comemoramos o Dia da Árvore, além de ser o início da primavera. As árvores além de trazer beleza para a cidade aumentam a umidade do ar, proporcionam sombra, diminuem a incidência de sol nos asfaltos e assim amenizam a temperatura, melhoram a qualidade do ar, além de ser abrigo para muitas espécies de nossa fauna”, explicou a diretora de Meio Ambiente e Agricultura, Clara Geromel.
Após a assinatura do convênio, os alunos vencedores do concurso de redação com o tema “Arborização Urbana e sua Importância na Qualidade de Vida” receberam kits de premiação oferecidos pela equipe da CPFL que avaliou as 10 redações que se destacaram, dentre as quais escolheu as 3 melhores.

Os alunos vencedores foram Oniela Amorim Pereira, do 9° ano da EMEF Professor José Hamilton Federicci; Rosângela Aparecida de Almeida Pereira do 6° ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Bruno de Oliveira Soares do 6° ano da EMEF Professor Irineu Tobias.
Ao final da solenidade, os alunos das escolas municipais foram convidados a plantar algumas mudas de árvores ao longo da Rua São Benedito que vem recebendo obras de revitalização com novas calçadas devidamente adequadas para receber o plantio de árvores.
Foram plantadas pelos alunos 16 mudas simbolizando o início do convênio com a CPFL e em comemoração ao Dia da Árvore.

Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Estância de Morungaba