Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com entrega de 5 mil mudas

Itatiba celebrou ontem (5) o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse dia, de conscientização e aprendizado, busca ressaltar a importância de colaborar com todas as ações, desde as mais simples, que visam preservar nosso Planeta.
A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura distribuiu 5 mil mudas de diversos tipos de plantas, desde aromáticas (como bálsamo e dama da noite) a frutíferas (como jaca, tomate, jabuticaba, jenipapo), verduras (como chicória e almeirão), temperos (como tomilho, coentro, cebolinha, salsinha, manjericão) e até medicinais (como boldo e erva cidreira).
“Recolhemos duas mil toneladas de inservíveis com o Catabugiganga só no ano passado e ainda colocamos para funcionar pra valer os cinco Ecopontos que haviam sido construídos e hoje eles abrem até aos sábados pela manhã, tudo isso para reduzir os locais de descarte irregular, que tanto afetam nosso meio ambiente”, comentou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira. “Peço a vocês que nos ajudem e denunciem… não deixem que joguem lixo no bairro de vocês, nos terrenos baldios. Vamos cuidar de Itatiba, porque Itatiba é nossa, dos filhos e netos que vem por aí”, completou, ao lado do ambientalista Zico da Caixa, que aos 93 anos, também participou do evento.
A Secretária de Meio Ambiente e Agricultura enumerou as ações da Prefeitura na área ambiental, destacando o excelente resultado no Programa Município VerdeAzul (PMVA) de 2017, com Itatiba atingindo a 17ª colocação no Estado de São Paulo. “As mais variadas ações da Secretaria resultaram nessa grande pontuação no PMVA e, com isso, foi possível conseguir uma máquina trituradora, que nos ajudará na destinação dos resíduos de poda pela cidade e também um trator esteira, extremamente útil para manter o Aterro Sanitário com alta pontuação na avaliação da Cetesb”, descreveu Dorothéa Monteiro, secretária da pasta.

Apresentações
A parte musical ficou com três escolas municipais, que preparam apresentações especiais. Alunos da EMEB “Maria Gemma Rela Reinaldo”, do Jd. Vitória, produziram e cantaram uma paródia ecológica da canção italiana "Bella Ciao", que ficou popular com a série “La Casa de Papel”.
Na sequência, estudantes da EMEB “Profª Marina Araújo Pires” (CECI) cantaram um Xote Ecológico, com direito a um acordeão ao vivo, conduzido pelo aluno Mikael Landin dos Santos, do 5º ano. Por fim, os alunos da EMEB “Guiomar Almeida Ciarbello”, do Jd. das Nações, apresentaram a famosa canção de Almir Satter e Renato Teixeira, a moda de viola, “Tocando em frente”.
No período da tarde, o cantor Mateus Terra cantou sucessos da música popular brasileira. Ainda na parte cultural, Cleverton Gomes fez caricaturas e os artistas plásticos Leo Dogh e Gabriel Brou mostraram um pouco da arte do grafite.

Homenagem
A abertura contou também com uma homenagem à ex-vereadora e ex-primeira dama Irene Fumach, falecida no dia 3 de junho. Em seu discurso, o prefeito Douglas Augusto lembrou a importância de Irene na instituição da coleta seletiva em Itatiba. “Hoje faz 23 anos, lá em 5 de junho de 1995, a Irene lançou oficialmente o programa de coleta seletiva no município, nas escadarias do antigo Paço. Além de toda a questão ambiental, fundamental para tirar do nosso aterro toneladas de material, ainda tornou-se uma opção de renda para a antiga Coopertiba, que hoje é Cooperativa Reviver”, recordou.

Parceiros
Entre os parceiros na Praça da Bandeira, estavam a Universidade São Francisco, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba, a ONG Jappa, Cooperativa Reviver e Abrigo Pitukinha.

Entre os órgãos e secretaria municipais estão o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Ação Social, da Saúde, de Esportes, Cultura e Turismo, Educação, Segurança e Defesa do Cidadão (com a GM Ambiental, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros), Programa Rio Atibaia Vivo e informações sobre o Aterro Sanitário e os Ecopontos.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba