EDUCAÇÃO: Prefeitura construirá nova creche na área central

A Prefeitura de Itatiba dará mais um importante passo na universalização do ensino infantil, com a construção de um novo CEMEI na área central da cidade. O projeto está sendo tratado há meses entre Rotary Club (mantenedor da CREPI) e Prefeitura. O acordo foi fechado na tarde de 26 de setembro.

Com mais de 800m² de área, o novo prédio substituirá as instalações da Creche Paraíso Infantil. Anexando o terreno ao lado, comportará 7 salas de aula, sala de recreação, biblioteca, espaço de convivência, refeitório e acessibilidade completa.

Carla Nani, Presidente da Creche Paraíso Infantil, fala sobre a decisão tomada pelo Rotary Club. “A atual estrutura física do prédio centenário já não apresenta condições de atendimento, com a segurança e com a qualidade exigida pelo padrão das novas CEMEIs existentes em nosso município, e com a eficiência de ensino que nossas crianças exigem e merecem”, explica. “Cumprimos nossa missão de atendimento às crianças moradoras do Centro da cidade, com muito amor e respeito”, completou.

“A área central da cidade precisa de um CEMEI que consiga atender bem a todos. Com a decisão do Rotary Club, entendemos que havia espaço para reconstruir e ampliar o local, utilizando as boas experiências que temos em outras unidades”, comentou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

Enquanto a construção do novo CEMEI não estiver concluída, os alunos hoje atendidos pela CREPI serão recebidos em outras escolas da rede municipal de ensino, principalmente no CEMEI Andorinha.

“O prédio da nova creche foi projetado pela equipe de obras escolares, com apoio da supervisão escolar, para atender plenamente as crianças. A localização do prédio, no centro da cidade, favorecerá aos pais. Será um prédio moderno, amplo e equipado para a educação de nossas crianças”, descreveu Anderson Sanfins, Secretário de Educação.

As obras devem começar ao longo de 2019.

Mais vagas em creche

Desde 2017, 300 vagas foram abertas em salas novas nos CEMEIS Maria Nair, Lázara, Francisco e Maria Helena. Mais duas salas de aula foram recentemente construídas no CEMEI “Joaquim Pires de Toledo”, em parceria com o Condomínio Quinta da Baronesa, além do efetivo funcionamento do CEMEI “Maria Teresa dos Santos Braida”.

A iniciativa de uma creche no Centro é mais uma ação tomada pela Prefeitura visando zerar a espera por vagas em Itatiba. Em 2017, a Prefeitura retomou as obras do CEMEI “Profº Suzelei Marli Marques Matteuzzo”, no bairro do Engenho, que se encontravam paralisadas. O espaço foi inaugurado no início de 2018 e atende a 120 crianças.

Ainda nesse ano, a Prefeitura anunciou que, além de uma Policlínica, o prédio devolvido ao município pela Universidade São Francisco será utilizado para receber uma escola de Educação Infantil, que atenderá mais 140 alunos.

Por fim, já há um convênio firmado com o Estado de São Paulo para a construção de uma nova creche no bairro Santa Cruz. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de licitação, que será realizada pela Secretaria Estadual de Educação.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba