Empresários da Prudente reúnem-se na Aicita para debater melhorias no trânsito da avenida

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) recebeu em sua Sala de Cursos, no Edifício Inside Corporate, na manhã da última quinta-feira (24/05/2018), empresários com estabelecimentos localizados na Avenida Prudente de Moraes, que tem início no Centro, ao fim da Rua Aguiar Pupo e término somente no Alto de Santa Cruz. 

Os presentes debateram ideias para melhorar o trânsito local. Da Aicita, estiveram presentes Ailton Baptistella (vice-presidente), Antônio Ferreira Dionísio Junior (diretor de Promoções & Eventos), Vanderlei Miguel da Silva (membro do Conselho Consultivo) e Sandra Bredariol Jericó (executiva). “A reunião foi proveitosa. Tivemos bastante solicitação dos comerciantes que vem de acordo com o que a via precisa, para tentar amenizar o estrangulamento da avenida e melhorar o fluxo”, comentou Ailton.

Estacionamento

Uma das sugestões é voltar a uma antiga prática, quando o estacionamento era válido apenas no lado ímpar (esquerda de quem vem pela Aguiar Pupo). A intenção é deixar a rua mais larga para evitar acidentes.

Serão solicitadas ainda quatro zonas brancas, vagas em que o motorista possa parar por até 15 minutos com o pisca-alerta ligado, para que haja rotatividade na via. Além disso, fiscalização para que o estabelecido seja cumprido. Outra reivindicação será a volta de mão dupla nas ruas Antônio Mutton (da Emeb Chico Peroba) e Alfredo Massaretti (do Senai).

Pontos de ônibus

Foi observado também que a presença de dois pontos de ônibus na mesma altura, logo no início da via, não é uma situação confortável para o trânsito. Assim, sugere-se a alteração de um deles, talvez no recuo da Aguiar Pupo, para que o fluxo seja melhor. Outro ponto de ônibus que poderia ser deslocado é o do fim da via do lado ímpar. A alternativa é de colocá-lo na praça de bifurcação com a Alameda Dom Pedro II, que é mão única.

Para Vanderlei, que também possui estabelecimento na avenida, a reunião foi bem democrática. “Todo mundo deu opinião e chegou a um consenso muito importante, de uma maneira rápida e que vai ficar muito bom se aplicado. São solicitações coerentes. Eram essas as questões que deveriam ser discutidas aqui. Nós, do comércio, estávamos perdendo com isso, porque o fluxo da rua havia diminuído”, observou, acrescentando que as alterações serão bem vistas para o comércio e também para a população. “Tinham acidentes na rua e isso não pode mais acontecer. Vai ficar perfeito”, acredita. As solicitações serão, posteriormente, encaminhadas à Prefeitura de Itatiba. 

Conscientização

Ainda foi comentado que, geralmente, quem trabalha em estabelecimento da zona tarifada, bem como os próprios funcionários de casa comerciais da avenida, tem o costume de estacionar o carro na Prudente de Moraes durante o horário comercial, tirando a vaga dos clientes. Assim, é preciso que haja conscientização daqueles que buscam estacionar o carro em vias comerciais, para que não prejudiquem a movimentação. Afinal de contas, com um comércio fortalecido, toda a cidade ganha, como a Aicita sempre ressalta através da campanha institucional permanente Itatiba Eu Compro Aqui. 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita