Samba, Pagode e Cia

Das 10:00:00 às 13:00:00
Com: Waldir Dias dos Santos

Evento comemora o Dia da árvore e apresenta inventário de Urbanização Urbana de Itatiba

 Em 21 de setembro se comemora, desde 1965, o Dia da Árvores, e, nesta data tão especial para o meio ambiente, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura realiza todo ano um importante evento. Desta vez, em 2018, o município receberá um belo presente: o “Inventário de Arborização Urbana de Itatiba”.


Por meio desse estudo, elaborado pelo Pesquisador de Silvicultura Urbana, Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho, docente da ESALQ/USP, junto com a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a cidade ganhou um mapeamento das árvores plantadas em ruas e avenidas que teve como subsídio a identificação in loco de cerca de 4.700 árvores plantadas, além da aquisição de imagens de satélite de alta resolução. Esse importante diagnóstico dará subsídio para a elaboração do Plano de Arborização Urbana, que será referência no planejamento (definição de locais prioritários, escolhas de espécies e prazos de implantação), além de nortear o manejo adequado das árvores existentes no município visando a sua preservação.


Também neste evento será feita uma apresentação pela Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, sobre a importância da árvores no ambiente urbano. “Dentre os inúmeros benefícios, as árvores propiciam conforto térmico reduzindo ilhas de calor, filtram os poluentes do ar, reduzem o ruído urbano, fornecem alimentos e local de abrigo para avifauna, além de embelezar e valorizar o ambiente urbano. São nossas grandes amigas”, completou Dorothéa.


Já os alunos da ETEC Rosa Perrone Scavone, premiada instituição de ensino de Itatiba, desenvolveram um aplicativo totalmente interativo baseado em georreferenciamento que promete, com muita tecnologia utilizada, coletar e armazenar os dados das árvores plantadas possibilitando a identificação destas.


O evento acontece nesta sexta-feira (21) às 09h30 no Plenário Abílio Monte da Câmara Municipal e toda a população está convidada para celebrar esta importante data.



Informação e foto: Prefeitura de Itatiba