Exposição “Lembranças de Aparecida” é inaugurada no Espaço Dito Pinhá

Ontem (5) à tarde, foi inaugurada mais uma exposição na Câmara Municipal de Itatiba. Até 31 de outubro, das 9h às 17h, o Espaço Dito Pinhá sedia a mostra “Lembranças de Aparecida”, do acervo pessoal de Gilberto Máximo. O público poderá ver imagens, cartazes e objetos referentes à Padroeira do Brasil, reunidas pelo colecionador nos últimos 10 anos.

A principal imagem da exposição é uma réplica da que se encontra na Basílica de Aparecida (SP) - que tem, inclusive, um certificado de autenticidade do Santuário. “Essa exposição foi montada com muito carinho e demonstra a devoção amorosa com a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Agradeço a Câmara pela cessão do Espaço Dito Pinhá e ao público aqui presente”, disse Gilberto Máximo.

“A exposição se revela ainda mais especial neste mês de outubro, quando é comemorado o jubileu ‘300 Anos de Bênçãos’ de Nossa Senhora Aparecida. Aproveito a oportunidade para convidar toda a população itatibense para prestigiar e comparecer a esta mostra”, afirmou o vereador Sérgio Rodrigues, representando o presidente Flávio Monte, na abertura do evento.

História

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou somente Nossa Senhora Aparecida, é a Padroeira do Brasil. A imagem de terracota da Virgem Maria foi encontrada pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso na segunda quinzena de outubro de 1717. Eles estavam encarregados de conseguir o peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, que estava visitando a região.

Após várias tentativas frustradas de pesca, os três homens tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em duas partes: primeiro, o corpo, e, em seguida, a cabeça. Depois de colocar a imagem dentro do barco, os pescadores, que antes não tinham conseguido nada, encheram suas redes com uma quantidade abundante de peixes.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itatiba