Greve dos caminhoneiros: Prefeito decreta situação de emergência pública

O prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, convocou coletiva de imprensa na tarde de sexta-feira, dia 25, para detalhar medidas emergenciais adotas pela Prefeitura Municipal visando dirimir os problemas gerados pela paralisação dos caminhoneiros.

Várias cidades da região enfrentam graves problemas. Em Jundiaí, por exemplo, não há coleta de lixo desde as 18h de quinta-feira e aulas foram suspensas na rede municipal nesta sexta-feira.

Em Campinas, a Ceasa registra problemas no abastecimento e somente 45% do total de produtos comercializados foram descarregados no entreposto. Em Itupeva as aulas serão suspensas na rede municipal na segunda-feira dia 28. Campo Limpo Paulista teve transporte público com linhas urbanas e intermunicipais sem circular às 19h de quinta-feira dia 24 por falta de diesel.

Uma das maiores fabricantes de espetinhos de carne no estado, com sede em Vinhedo, deixará de produzir 50 mil unidades por dia, diante dos reflexos do protesto. Além disso, liberou os 120 profissionais até que a situação seja normalizada.

Itatiba encontra-se em melhor situação que essas cidades, o que foi ressaltado pelo prefeito Douglas Pinheiro. "Diferente de outras cidades, o município ainda tem uma certa tranquilidade no que se refere às aulas, o transporte de alunos nas zonas rural e urbana, merenda. As escolas estão abastecidas com alimentos para merenda e a Litucera não vai parar, pois tem combustível suficiente. Caso algo seja modificado uma nova reunião de avaliação será marcada", disse.

Devido a manifestação dos caminhoneiros, notadamente há um desabastecimento generalizado de combustível. Visando a manutenção dos serviços essenciais à população, o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira publica na Imprensa Oficial desse sábado (26) o Decreto 7.054/18, que declara situação de emergência pública no Município de Itatiba. Entre as medidas, estabeleceu-se que todos os estabelecimentos que comercializam combustíveis no Município ficam obrigados a assegurar prioridade, de ao menos 5% de seus estoques, de abastecimento para os veículos utilizados na prestação de serviços públicos essenciais à população.

Paralelamente, a Prefeitura informa algumas modificações no cronograma de suas atividades e serviços municipais. Todas as situações estão sendo constantemente reavaliadas, portanto, eventuais alterações podem ser comunicadas a qualquer momento:

AULAS
As aulas da rede pública municipal e nas creches estão MANTIDAS normalmente na segunda-feira (28). Para3ª feira, a situação será reavaliada na 2ª feira


COLETA DE LIXO
A coleta de lixo está mantida neste sábado e segunda-feira. Na 2ª feira, a situação será reavaliada.


TRANSPORTE PÚBLICO
A TCI informou que registrou queda na frequência de passageiros nessa sexta-feira. Assim, na segunda-feira, os ônibus circulam normalmente até às 9h da manhã. Entre as 9h e às 16h, os horários serão os praticados aos domingos. Das 16h em diante, retornam a circular normalmente. A medida vale pelo menos até quarta-feira (30). Na quarta-feira, a situação será reavaliada.


TRANSPORTE DE PACIENTES
O transporte de paciente para consultas e exames em outros municípios está MANTIDO permanentemente


RESGATE E AMBULÂNCIA
Está GARANTIDO o abastecimento e o funcionamento normal dos veículos de resgate e de ambulância, permanentemente.


PATRULHAMENTO
O patrulhamento da Guarda Municipal no Centro ocorrerá preferencialmente a pé, no Centro. Veículos da Guarda Municipal serão mantidos nos bairros em pontos estratégicos.


SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Estão suspensas atividades administrativas que exijam o deslocamento de veículos, inclusive transporte de atletas para a disputa de torneios e jogos em outras cidades.


MÁQUINAS PESADAS

Está suspenso o envio de máquinas pesadas às obras, mantendo plantão para manutenções emergenciais.


EVENTOS DO FINAL DE SEMANA

O Festival de Atletismo (26), o Dia Mundial do Brincar (26) e a Prova de Fraldinhas (27) estão MANTIDOS para seus respectivos dias. 


Informação: Redação Rádio CRN

Crédito da foto: Arquivo pessoal/prefeito Douglas