Imigração Italiana: Inauguração do obelisco já tem data definida

Em homenagem à imigração italiana e a cultura ítalo-brasileira, Itatiba inaugurará o monumento ‘Guardiões de Itatiba’ no domingo, dia 8 de abril, na Praça Cidades Irmãs Toro-Itatiba. A cerimônia de entrega do Obelisco contará com a presença do artista italiano Dante Gentile Lorusso, do engenheiro André Bartholomeu, de membros da Prefeitura de Itatiba.

A escultura terá de 6,5 metros de altura e ficará localizada na praça em frente à entrada e ao estacionamento do Parque Luis Latorre.  A construção destacará a importância dos imigrantes italianos na formação de Itatiba, especialmente das cidades irmãs de Toro e Oratino que tiveram grandes influencias históricas no município.

O Engenheiro André Bartholomeu explicou o significado do monumento ‘Guardiões de Itatiba’. “Existem diversos significados, entre eles, a união entre o Brasil e a Itália cujos imigrantes vieram em parte para Itatiba para buscar melhores condições de vida, como já é sabido por todos. Desta forma, o significado é o congraçamento entre as culturas e também por Itatiba e as regiões de Oratino e Toro na Itália serem locais em que há muita pedra, portanto a escultura de totens ‘Guardiões de itatiba’ contará com a pedra calcária (característica destas cidades italianas) e granito (característica de Itatiba)”, comentou.  

“A ideia desse monumento é relembrar o passado de imigração e formação de Itatiba, que é uma cidade que abrigou muitas famílias italianas. Além de tornar uma escultura histórica para as crianças no futuro”, finalizou.

Já o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi destacou a importância do obelisco para cidade. “A importância desse monumento para Itatiba é que a construção estabelece um intercambio cultural entre a Itália e o Brasil, no caso Oratino e Toro que são cidades irmãs a nossa. Este monumento significa os ‘Guardiões de Itatiba’, a origem dos quatro guardiões é italiana e representa as fases da vida da juventude à velhice”, comentou.

Fonte: Redação CRN

Crédito: Reprodução Internet