INAUGURAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DO ROSÁRIO: Prefeitura inaugura fonte Arcebispo Dom Bruno Gamberini

A Prefeitura de Itatiba inaugurou na noite da última quinta-feira, dia 10 de novembro, a Fonte Luminosa 'Arcebispo Dom Bruno Gamberini', e também entregou a população a revitalização da praça do Largo do Rosário. 

“A nova praça propicia a toda comunidade itatibense melhorias urbanísticas e ambientais na região central, que conta com grande concentração de pessoas e expressivo comércio. Este será um ponto de encontro para os jovens e para o proveito de toda a família itatibense. A noite, a fonte dá um charme ainda especial para este que já era um ponto turístico e agora está mais atrativo”, comentou o Prefeito João Fattori.

Toda a verba para as obras são originárias de contrapartida de sete empresas que vieram para o município, não onerando os cofres públicos. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento o investimento é de aproximadamente R$1,4 milhão.

Para quem esteve presente e foi conferir o resultado do novo espaço, o clima foi de surpresa e admiração. Muitas pessoas tiraram fotos e admiraram a iluminação e as quedas d´água, que foram ligadas após os discursos das autoridades e descerramento da placa de inauguração. Uma queima de fogos abrilhantou o momento.

“Nós achamos que a obra valoriza a cidade, principalmente para nós que não somos itatibenses e viemos de outro estado. A fonte favoreceu e deixou muito mais bonito esse cantinho, que estava precisando mesmo, estava abandonado, valorizou a igreja e a sua arquitetura. Foi um bom investimento, ainda mais da forma como foi aplicado o recurso”. Comentaram os gaúchos Sílvia Sanai e Reginaldo, novos moradores de Itatiba.

A cerimônia contou com a explanação de um breve histórico da Praça do Rosário, local onde foi iniciada a concentração urbana da cidade. "A Praça do Rosário sempre foi um local de concentração de pessoas e com o espaço revitalizado, a Prefeitura propicia que esta característica essencial seja estimulada e bem aproveitada. Também levará mais pessoas a visitarem a Igreja do Rosário,brilhantemente restaurada, por iniciativa do Monsenhor Eugênio Berti, sendo personagem viva de nossa história", disse.

Estiveram presentes na entrega o Bispo da Diocese de Bragança Paulista Dom Sérgio Aparecido Colombo, que fez uma benção no local e rememorou a relevância de Dom Bruno Gamberini, bispo que o antecedeu e muito fez por toda a comunidade.Participaram, ainda, o Vigário Geral da Diocese de Bragança Paulista em Itatiba, Monsenhor Eugênio Berti, pároco da Matriz de Nossa Senhora do Belém, o Monsenhor Herculano Arruda, o Padre Júlio, da Paróquia do Cruzeiro, as Secretárias Municipais envolvidas na obra,  Andrea Cruz Sanfins - Secretária de Obras e Serviços Públicos, e Marli de Fátima Petronílio Antenor- Secretária de Planejamento e Desenvolvimento, demais secretários e cerca de outras 500 pessoas da comunidade.

O arquiteto italiano e projetista da fonte, Giovanni Bracco, também esteve presente nacerimônia. Ele não cobrou pelo projeto. Maddalena Bracco, sua esposa, comentou a beleza da obra. “Ficou linda a fonte e o importante não é só a sua beleza,mas toda a filosofia pregada, um espaço novo destinado a toda a família”.

Além da fonte,o novo espaço também contará em breve com uma guarita para uso da GuardaMunicipal, garantindo mais segurança para a região. 

Informação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itatiba

Foto: Alisson Lage/ PMI