Samba, Pagode e Cia

Das 10:00:00 às 13:00:00
Com: Waldir Dias dos Santos

Inventário da Arborização Urbana e novo aplicativo marcam o Dia da Árvore

No Dia da Árvore, 21 de setembro, a Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura preparou uma apresentação do Inventário de Arborização Urbana de Itatiba na Câmara Municipal. O estudo foi elaborado e apresentado pelo pesquisador de Silvicultura Urbana, Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho, docente da ESALQ/USP, junto da equipe técnica da Secretaria.

Durante a apresentação do documento, foram divulgados dados do plantio de árvores de pequeno, médio e grande portes na cidade, identificação das espécies, estimativa de mudas a serem plantadas e quais espécies a serem utilizadas, cuidados com solo, além dos impactos positivos que a arborização urbana planejada pode trazer para o município tanto em qualidade de vida da população quanto para a economia na manutenção das vias públicas. O levantamento foi feito nos 44 bairros da cidade. “O estudo traz um dado total da cobertura arbórea de todos os bairros e vias públicas de Itatiba. Então agora a prefeitura tem condição de saber no sistema, quais as ruas que têm poucas árvores, quais as que tem muitas, e é esse quantitativo de serviço ambiental que vai viabilizar quais são as prioridades de investimento na arborização”, explicou o professor Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho.

A Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, falou sobre a importância do inventário. “É um presente que Itatiba recebeu. Esse inventário demonstra o que nós temos hoje, o que nós precisamos preservar e o que nós precisamos melhorar em termos de arborização urbana, identificando os bairros que têm maior prioridade, demanda por áreas de sombra, pra que a gente possa fazer o planejamento sobre os dados fornecidos por meio desse levantamento que foi feito”.

Aplicativo

Uma outra novidade lançada no Dia da Árvore, foi o aplicativo desenvolvido por alunos da ETEC Rosda Perrone Scavone. Os alunos Karine, Juliana, Leonardo e George, do curso de técnico de informática, junto do diretor da ETEC, Cristiano Oliveira, apresentaram um novo aplicativo desenvolvido na escola. O aplicativo totalmente interativo é baseado em georreferenciamento e coleta os dados das árvores plantadas possibilitando a identificação de cada uma delas. “Através do aplicativo, as pessoas vão ter acesso às informações, auxiliando no conhecimento do usuário do aplicativo. Altura da árvore, o nome popular, nome científico, a área da copa da árvore, foto e até o valor monetário da espécie”, explicou George, um dos alunos da ETEC.

Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba