Itatiba é contemplada com 50 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida

Na tarde de ontem, dia 26, o auditório do Centro Administrativo 'Prefeito Ettore Consoline', sediou a coleta de assinaturas de 50 famílias beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida.

As moradias são faixa 1 – Recursos FDS, para um empreendimento denominado Estrela do Amanhã. As unidades serão construídas tendo como beneficiária a Associação dos sem terra de Itatiba.

“Somos um movimento em prol da moradia e existem cinco que estamos batalhando por este projeto habitacional. Para isso, inscrevemos as famílias no Minha Casa, Minha Vida junto ao Ministério das cidades e conseguimos ser selecionados para construção dessas 50 unidades”, comentou a Coordenadora da Associação dos Sem Terra, Vera Fedel.

A Coordenadora do movimento contou como foram os tramites para viabilização do empreendimento. “Pedimos ao prefeito anterior a doação do terreno e batalhamos junto à Caixa Econômica de Jundiaí para viabilizar o financiamento do empreendimento. As moradias, por serem faixa 1 (de 0 a três salários mínimos), serão subsidiadas pelo Governo Federal e custará para cada morador apenas 5% do salário”, disse Vera Fedel.

O ‘Estrela do Amanhã’ ficará localizado no Bairro Afonso Zuppardo, sendo ao lado do Campo Alvorada. A área conta infraestrutura, pavimentação, energia elétrica nas ruas. A previsão de entrega das obras é de oito meses, caso flua normalmente.

“Foi uma conquista enorme dessas famílias, pois me recordo desde a minha infância a luta da Vera e tantos moradores para que essas casas fossem construídas. A Prefeitura de Itatiba há alguns anos já havia feito à doação das áreas e agora, fizemos um depósito caução de 170 mil reais para viabilizar o inicio das obras”, comentou o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.  

Nas últimas semanas a Associação dos Sem Terra enfrentou um imprevisto, pois a Caixa Econômica Federal fez um contingenciamento a nível nacional, especulando o cancelamento do investimento em Itatiba. “Foi enviado pela Prefeitura um pedido ao Deputado Missionário Olímpio para que fizesse uma intervenção junto ao Ministério das Cidades e a Caixa Federal, assim conseguiu resgatar a obra do empreendimento denominado como Estrela do Amanhã”, disse o Prefeito Douglas Augusto.

A Prefeitura de Itatiba já planeja novos investimentos em unidades habitacionais populares. “O próximo passo agora é tentar a viabilização para a construção de mais 300 casas no bairro Pedro Fumachi, sendo próxima a Escola ‘Maria do Carmo Parisotto Mosca’. Além dessa área, a expectativa de viabilizar também um terreno menor próximo ao Getúlio Luvison”, finalizou o Prefeito. 

Fonte: Redação CRN

Crédito: Jornal de Itatiba Diário