Jornal das Sete

Das 07:00:00 às 08:00:00
Com: Eva Franco, Waldir Santos, Mané Roberto e Galvão Andreatta

Itatiba participa do Plantio Global neste domingo

Na manhã do domingo, dia 17 de março, com início às 8h, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizará no Parque Luis Latorre o plantio de aproximadamente 70 mudas de árvores nativas e exóticas, como ipês e figueiras.

O evento faz parte da ação Plantio Global, que congrega diversos grupos que também realizarão plantios, neste mesmo dia, em suas localidades. O Plantio Global é uma ação voluntária, colaborativa e comunitária, cuja iniciativa se originou no CADES/Agenda 2030 Vila Mariana. Atualmente, essa ação está integrando a parceria de diversos grupos, entre iniciativas privadas, ONGs, Entidades e poder público, com o objetivo de ampliar a consciência e práticas ambientais em diferentes cidades do Brasil e do mundo. A ação também tem alinhamento e colabora para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Itatiba aderiu novamente ao Plantio Global por acreditar que ações como esta são valiosas no cuidado com o meio ambiente. É muito valioso realizar uma ação deste tamanho. Itatiba faz parte de uma ação globalizada, onde cidades do mundo inteiro estão em sincronia pela preservação ambiental. “Não realizaremos apenas o plantio de árvores, mas sim o plantio de um futuro melhor” enfatizou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro.

Este ano as mudas de figueiras serão plantadas em todo o entorno do lago principal, e também próximo ao palco, serão plantadas mudas de ipês, formando um grande Bosque. Esses locais foram escolhidos como forma de aumentar as áreas arborizadas do Parque, por meio de conceito eco paisagístico, respeitando os critérios técnicos pertinentes. O plantio segue cinco diretrizes sugeridas pelo grupo. Desta forma, as áreas escolhidas receberão a preparação prévia dos berços para o plantio e após o evento, o acompanhamento necessário, com rega e manutenções. “Fizemos ações como esta nos dois anos anteriores, e este ano estamos dando sequência, especialmente nas áreas mais frequentadas pela população” comentou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, responsável pela administração do Parque.

Outra novidade este ano, é que a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, iniciará as visitas monitoradas no Parque, como parte do Projeto “Parque Vivo e Verde”, contemplado nas diretrizes do Programa Municipal de Educação Ambiental. O “Parque Vivo e Verde”, estará presente em outros locais do município, como: Parque Lago do Camata, Parque Ferraz Costa, Parque Linear “Antonio Fatori” e a Praça da Bandeira. O objetivo do projeto é de proporcionar à população um novo olhar com relação aos recursos hídricos e a biodiversidade presentes nestes Parques. “Convidamos a população para estar conosco em mais este evento. Não esqueçam de levar água, boné e protetor solar, pois caminharemos pelos locais dos plantios.” complementou a Secretária Dorothéa Monteiro.

O Plantio Global em Itatiba é uma realização da Prefeitura de Itatiba, e conta com o apoio e a participação da J.A.P.P.A. - Jacaré Associação para Preservação Ambiental, da LIBRA Itatiba, do Rotary de Itatiba, do Tiro de Guerra 02-070, do Clube de Aventureiros e Desbravadores, de alunos de diversas escolas públicas e particulares.

Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba