Itatiba receberá cerca de cinco mil kits para a TV Digital

Na tarde de segunda-feira, dia 7 de agosto, o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira esteve em Campinas, junto aos prefeitos de Campinas, Valinhos, Monte Mor, Santa Barbara D'Oeste e Hortolândia, da RMC, assinando um acordo de cooperação com a SEJA Digital, instituição criada pela Anatel. A partir da assinatura do documento, os beneficiários de diversos programas sociais poderão se cadastrar para receber, gratuitamente, um kit conversor para seu aparelho.

“A televisão, desde a década de 50, é um dos principais meios de informação dos brasileiros. Muitas famílias carentes podem não ter condições de comprar uma nova televisão e o kit, que será distribuído gratuitamente, dará acesso à nova tecnologia”, afirmou o prefeito Douglas Augusto.

O kit contém uma antena compacta UHF/VHF e um conversor digital full HD, que recepciona os sinais da TV digital nas televisões “de tubo” e TVs tela plana, de fabricação mais antiga, principalmente anteriores a 2010.

Quem fizer jus ao recebimento do kit deve agendar o pedido no site http://www.sejadigital.com.br/home ou ligar na central de atendimento por meio do número 147. A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Ação Social, ajudará na organização da distribuição das peças. Itatiba deve receber até 5.200 kits, destinados às famílias que mais precisam, notadamente as inscritas em programas sociais.

Vantagens da TV Digital

Para permitir que o sinal digital chegue em todo o município, a Prefeitura de Itatiba tem trabalhado no auxílio às emissoras de televisão e também para a construção de uma antena de 50 metros de altura, com capacidade para receber 16 canais. A atual antena tem 30 metros. “A adoção dessas iniciativas fundamentais estavam em atraso em comparação com outras cidades da região, o qual temos buscado superar, visando garantir uma migração dentro da normalidade”, pontuou o prefeito.

O sinal em alta definição elimina os chuviscos, “fantasmas” e ruídos, melhorando a qualidade de imagem e de som dos programas de televisão.

Outra vantagem está na telefonia celular: a frequência usada atualmente pelo sinal analógico de televisão compete com a de telefonia. Com o desligamento desse sinal, o “espaço” pode ser todo utilizado para os aparelhos móveis, melhorando a área de cobertura e a conexão 4G.

Após o dia 29 de novembro, somente televisores mais novos ou aqueles com conversor serão capazes de captar os canais de TV. Se a sua televisão não tem o conversor, confira mais informações nos sites http://www.dtv.org.br/ e http://www.sejadigital.com.br/ de como se adaptar à nova tecnologia.


Informação: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba

Foto: Frank Toogood / PMI