Itatiba +Rosa : Lançada campanha em prol da saúde da mulher

Itatiba +Rosa

Lançada campanha em prol da saúde da mulher

Na terça-feira, dia 4, às 14h, no Centro de Capacitação Solidária, o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Itatiba, com o apoio das demais Secretarias Municipais, lançou oficialmente a campanha “Itatiba+Rosa 2016 – Um toque pela vida!”. Trata-se de uma campanha que vem sendo realizada há alguns anos engajando a cidade no movimento do Outubro Rosa, uma mobilização popular celebrada internacionalmente em prol da saúde da mulher, em especial a prevenção do câncer de mama. Foi apresentada a programação para o mês que, assim como nos anos anteriores, visa sensibilizar e mobilizar toda a sociedade sobre o assunto.

"Assim como nos anos anteriores, Itatiba vestiu rosa e toda sociedade se engajou na campanha itatibense. Para este ano, pretendemos repetir o sucesso, incentivando ações de prevenção e que contribuam com a qualidade de vida das mulheres que enfrentam ou já enfrentaram um câncer de mama", destacou a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Cássia Helena Benaglia Fattori.

Cássia agradeceu a parceria com a Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba,com as Secretarias de apoio, com o Jotaí Diário, pelo apoio desde a primeira edição e publicação gratuita de dicas de saúde damulher, e com o IMA Diagnósticos, que receberá as pacientes da rede pública de Saúde encaminhadas pelos médicos dos postos para exames deprevenção. A Primeira-Dama ressaltou o apoio importante de empresas que doaram camisetas que serão trocadas por um litro ou uma lata de leite em pó, aserem doados pela Rede à pacientes que lutam contra a doença. As empresas que patrocinaram as camisetas neste ano são: CNA, Colorobbia, Cooperativa NovaAliança, Endress + Hauser, Erca, Fenix, Hotel Dona Carolina, Itacom, Mavalério,Rodhia, Santa Angela, TCI / ITT, Torres Engenharia e Vedacit.

Lenice Sanfins,Presidente da Rede, ressaltou a importância do cuidado e prevenção dasaúde da mulher e o carinho social que a Primeira-Dama tem com acausa: “Eu só tenho a agradecer a Primeira-Dama e Presidente do FundoSocial de Solidariedade, Profª Cássia, pela sensibilidade que ela teve emlançar essa campanha. Muitas mulheres ainda deixam de fazer os examespreventivos que diagnosticam o câncer de mama por falta de informação oupreconceito, e nós temos que disseminar essa campanha e tentar fazer de uma vezcom que o câncer de mama não seja a doença que mais mata asmulheres”, afirmou.

O Secretário de Saúde, Dr. Luis Carlos Bianchi, disse que como em anos anteriores, a Prefeitura pretende atender ao maior número possível de pacientes que fazem parte dos critérios de risco, por isso, uma força-tarefa estará acontecendo dia a dia neste mês nas UBS´s e dia 22 acontecerá o Dia 'D', com atendimento no sábado.

Muitas mulheres poderiamter evitado o agravamento da doença, ou até mesmo a morte, se tivessemdetectado o câncer logo em seus primeiros estágios. Estamos falando da doençamais séria que causa mortes em mulheres em todo o mundo. A chance de vida deuma mulher com câncer de mama detectado logo no seu começo é de mais de 98%”.Em Itatiba temos êxito no diagnóstico precoce e iniciativas como o Itatiba +Rosa garantem conscientização e alerta a muitas mulheres”, comentou Bianchi.

 Peruqueria eNovembro Azul

Durante olançamento da campanha, a Presidente do FSS, lembrou que a novidade do anoanterior foi o lançamento da Peruqueria, projeto do Fundo Social em parceriacom a cabeleireira Vanda Gava, do Salão Wandda´s Fashion Hair. Foramapresentados à população os trabalhos realizados pela equipe de voluntárias daPeruqueria, que funciona no Centro de Convivência do Jardim Vitória. Lá sãoconfeccionadas perucas para serem emprestadas às pacientes com câncer. Apopulação pode contribuir com doação de no mínimo 15cm de cabelo ou de perucasou apliques que não utilizem mais. O sucesso vem ajudando mulheres desde o anopassado e emocionando quem se beneficia e quem trabalha na causa.

Fui doar meus cabelos eme apaixonei pelo projeto. Perguntaram se eu queria ajudar, se eu sabiacosturar e eu disse 'só linha reta!'. Dali comecei a aprender e não parei mais.Faz 10 meses que ajudo a fazer as perucas e fazemos com muito carinho. Valemuito a pena e fico emocionada, pois toda segunda-feira é dia sagrado! Nãomarco nada a tarde! Reservei, faça chuva ou faça sol, para trabalhar naPeruqueria”, contou Márcia Salmória Nunes, uma das voluntárias mais antigas doprojeto.

Para este ano,a novidade é que na sequencia do Outubro Rosa o Fundo Social deSolidariedade “engatará” a campanha 'Novembro Azul 2016', que incentiva oshomens a cuidarem mais de sua saúde, combatendo o câncerde próstata. A programação especial será divulgada no final destemês.


Programação

Neste sábado, dia 8, a partirdas 8h, sairá da Praça da bandeira a Caminhada Itatiba + Rosa. Camisetas podemser trocadas por um litro ou uma lata de leite em pó, que serão doados apacientes que lutam contra a doença.

No sábado, dia 22, acontece o Dia 'D'de Atenção à Saúde da Mulher. Entre 8h e 12h, mulheres que trabalham durante asemana poderão ser atendidas em uma das Unidades de Saúde mais próxima de suascasas. Estarão em atendimento: o PSF Ceci, PSF Galeto, UBS Cruzeiro, UBS MorroAzul, UBS Pires e UBS Tapera Grande.

Durante todo o mês, todas as Unidadesde Saúde atenderão mulheres tirando dúvidas, colhendo Papanicolaou e fornecendoguias para mamografia de todas que se encaixarem nos critérios para exames, queserão realizados no IMA Diagnósticos. Os critérios são: ter acima de 40 anos;mulheres acima de 35 anos têm direito de mamografia de base e as com idade de35 anos com histórico familiar ou justificativa médica.

Toda sexta-feira do mês será publicada uma Dica Rosa no Jotaí Diário. 

_____________________________________________________

Informações e foto: Assessoria de imprensa / Departamento de Comunicação 
Coordenadoria de Comunicação Social