Itatiba terá nova Creche-Escola no bairro Santa Cruz

Itatiba ganhará mais um Centro Municipal de Educação Infantil até dezembro de 2019. O anúncio foi feito pelo Governador Geraldo Alckmin e pelo prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, durante a cerimônia de início das obras da Via Perimetral de Itatiba, ocorrida no dia 27.

A parceria com o Governo do Estado entregou à população o CEMEI Profª “Suzelei Marli Marques Matteuzzo”, no bairro do Engenho. Agora, o novo prédio será construído no bairro Santa Cruz.

“Trabalhamos por meses para que mais essa nova Creche-Escola se concretizasse. Em um momento de crise, é uma conquista ainda maior poder anunciar investimentos, especialmente na Educação Infantil, fundamental para a formação das futuras gerações de itatibenses”, comentou o prefeito Douglas Augusto.

O investimento estimado é de R$ 2,6 milhões. 60% desse valor será pago pelo Estado, enquanto 40% serão de recursos da Prefeitura. O convênio foi assinado no Palácio dos Bandeirantes, na capital, no dia 3 de março, com a presença do presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), João Cury Neto, que viabilizou os recursos do Estado.

O secretário de Educação, Anderson Sanfins, comentou a importância da conquista do novo CEMEI. “Temos o compromisso de zerar a espera por uma vaga em creche em Itatiba. A construção de mais uma unidade é um passo importante para cumprir essa meta. No campo pedagógico, a creche é o primeiro passo da aprendizagem em uma educação pública de qualidade”, afirmou.

A nova Creche-Escola terá capacidade para cerca de 120 alunos e tem previsão de entrega para dezembro de 2019.

Modelo de Creche Escola

O Programa Creche Escola propõe três modelos de creche, que foram projetados pela própria FDE, com o objetivo de diminuir custos de construção e manutenção do prédio. 

As unidades são térreas, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, entre outros. As creches atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como as exigências de sustentabilidade. 

“O Programa Creche Escola é uma das marcas de sucesso do Governo do Estado, que decidiu estender a mão aos municípios para enfrentar o desafio de ampliar a oferta de vagas destinadas à primeira infância em todo o Estado. Um exemplo de política pública voltada ao bem-estar e à felicidade das pessoas”, explicou João Cury Neto.


Informação: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba

Crédito da foto: Frank Toogood e Renato Jr. / PMI