Itatiba vacina mais de 85 mil pessoas contra a Febre Amarela

No último final de semana, Itatiba realizou ações simultâneas itinerantes no combate a Febre Amarela. Profissionais da área da saúde da Prefeitura de Itatiba realizaram aplicações da vacina em unidades de saúde (tanto na zona urbana quanto rural) e em postos volantes espalhados em pontos estratégicos do município.

No sábado, dia 28, aconteceu o 'Dia D' de vacinação contra a doença. Todas as unidades de Saúde, CAC, CAISMI e CTA garantiram a imunização de 2.130 pessoas. No domingo, dia 29, durante a 2ª edição do Manhã Saúde, evento de encerramento do Outubro Rosa, as equipes também estiveram presentes, assegurando a imunização de mais 1.015 pessoas, totalizando mais de 3 mil pessoas no final de semana.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde intensificou a oferta de vacinas, aplicando mais de 85.350 doses em todo o município, em um esforço que envolveu dezenas de servidores, como enfermeiras, Agentes Comunitários de Saúde, auxiliares administrativos, técnicos de enfermagem, Agente de Combate a Endemias, motoristas, engenheiros, veterinários e outros servidores.

A procura pela vacina ainda é grande, por isso, nos dias30 e 31 de outubro, o Ambulatório Central de Especialidades – SUS, permanecerá com atendimento estendido, das 8h às 21h. Esse esforço acontece desde o dia 18, permitindo que pessoas que trabalham ou estudam durante o dia tenham um horário diferenciado para procurar a imunização.

“Estamos nos aproximando da meta de vacinar toda a população elegível. Agradeço a todos os servidores que tem se empenhado muito nessa campanha”, comentou o secretário de Saúde, dr. Fábio Alves. “No entanto, reforçamos que as pessoas que não se imunizaram, precisam procurar as unidades de saúde ou o Ambulatório Central de Especialidades para tomar a vacina, que leva cerca de 10 dias para fazer efeito', lembrou o secretário.

Ações durante o ano

No decorrer de todo este ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou várias ações para orientar a população sobre o tema Febre Amarela. Toda a área rural foi atendida, com imunização casa a casa e palestras sobre a doença, atendendo loteamentos, sítios, fazendas e similares.

A Secretaria Municipal de Saúde rastreia e monitora continuamente todos os animais encontrados mortos, seja em Itatiba ou nos municípios vizinhos, coletando amostras e enviando-as ao Instituto Adolpho Lutz, na capital, para análise. Até o momento, houve a constatação de 14 macacos com resultado positivo de febre amarela, um óbito humano e outra pessoa com suspeita da doença, que está sob avaliação e aguarda o resultado dos laudos médicos.

A vacinação não é recomendada à menores de 9 meses de idade, gestantes, pessoas com imunodepressão, doenças hepáticas graves, doenças renais graves, doenças oncológicas e alérgicos a ovo. Pessoas acima de 60 anos passarão por avaliação. Quem já tomou a vacina e não possui o comprovante de vacinação deverá se vacinar novamente. Em caso de dúvida, consulte a unidade de saúde mais próxima.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba