ITATIBA+ROSA: Dia D de Atenção à Saúde da Mulher ultrapassa a meta

Na manhã do último sábado, dia 22, aconteceu o Dia 'D' de Atenção à Saúde da Mulher. A ação bateu as metas de atendimento e coleta de exames. 

Superando a meta estabelecida de 700, foram emitidas 1000 guias para a realização da mamografia. Foram realizadas também 980 coletas de papanicolau, além de 367 realizações de testes rápidos deHIV, sífilis, hepatite B e C. No PSF José Chaves, no N.R. Porto Seguro. Somado ao atendimento ginecológico, os usuários puderam realizar atendimento odontológico.

“É maravilhosa essa oportunidade, as pessoas deveriam aproveitar mais, é uma chance de poder colocar os exames em dia. É muito prático, é uma facilidade para quem trabalha e estuda e realmente precisa, pois fica muito corrido, essa ação facilitou bastante”, afirmou Daniela Patrícia Martins, 40 anos. A Elisa Francisca Andrade, 55,concordou e declarou estar grata pela ação: “Tem as mulheres que trabalham o dia todo e ficam sem tempo para vir, hoje Graças a Deus eu consegui vir, e eu aconselho a todas as mulheres a aproveitarem essa oportunidade, não existem muitos lugares no país que dão uma oportunidade dessas, eu agradeço muito decoração”.

Durante todo o mês de outubro, todasas unidades de saúde contaram com uma programação especial, como parte da programação do 'Itatiba+Rosa'. “O 'Dia D' foi uma oportunidade para que as mulheres que trabalham durante a semana e muitas vezes não conseguem realizar um agendamento pudessem colocar em dia os seus exames. Foi com prazer que disponibilizamos um dia diferenciado para atender a população. Somos muito gratos ao trabalho dos profissionais de saúde da nossa rede pública que abraçaram a causa. Em nome do Secretário de Saúde Dr. Bianchi, agradeço cada umdos servidores envolvidos”, disse a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Cássia Helena Benaglia Fattori.

O Outubro Rosa é um movimento popular comemorado internacionalmente. O foco é conscientizar e mobilizar a sociedade, alertando para a realização de ações de combate ao câncer de mama. Os objetivos deste movimento são: a prevenção como ato deprestar informações sobre a saúde da mama, ressaltar a importância da mamografia e do diagnóstico precoce do câncer de mama, reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, apoiar e melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para a erradicação do câncer de mama. “Resultados como esse são a prova de que o 'Itatiba+Rosa' está conseguindo motivar toda apopulação. O Fundo Social de Solidariedade vêm reforçar o convite para que todas as mulheres cuidem melhor de si. O 'Dia D' é uma ação realizada em um dia não habitual para que possamos atender cada vez mais pessoas e diminuir a tão triste estatística de óbito por câncer de mama”, comentou o PrefeitoJoão Fattori.


Fotos: Alisson Lage/PMI