Lojas físicas devem aproveitar visibilidade da Black Friday, incentiva Aicita

Black Friday é uma expressão em inglês que significa, em tradução literal, Sexta-Feira Negra. Acontece sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, feriado nos Estados Unidos. Trata-se de um dia especial, onde as lojas realizam “queimas de estoque”, oferecendo grandes descontos, incentivando compras antecipadas de Natal.

Embora o Dia de Ação de Graças não tenha a mesma repercussão no Brasil, há alguns anos, a última sexta-feira de novembro tem sido mais uma data de movimento no comércio.

Por isso, a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) incentiva os lojistas a aproveitarem a visibilidade de mais esta data comercial, que neste ano será no dia 24 de novembro. A dica é para também entrar na onda, oferecer descontos em seus produtos e serviços e, assim, movimentar ainda mais a economia local, além de obter um maior faturamento.

Não só online

Ainda ligada ao comércio online, a data tem se incorporado cada vez mais ao varejo físico. Os itens mais procurados costumam ser os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. As TVs têm tudo para ser o destaque das vendas de fim de ano em função do fim do padrão analógico e pela proximidade da Copa do Mundo.

“Estimulamos constantemente a compra no nosso município, como diz nossa campanha institucional permanente intitulada Itatiba Eu Compro Aqui. A compra em Itatiba fortalece o comércio local e todos os moradores saem ganhando com isso”, lembra Marilsa Calvi Franco Penteado, diretora de Relações Comerciais da Aicita.

Uso do 13º

Muitos vão aproveitar o pagamento da primeira parcela do 13º salário, que deve ser realizado até dia 20 de novembro, para as compras na Black Friday. No entanto, a Aicita frisa a importância de quitar suas dívidas, retirar o nome do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) para, somente após ficar novamente apto às compras, investir na data.

Segundo pesquisa nacional realizada a pedido da Associação Comercial de São Paulo, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), também integrada pela Aicita, dois terços dos brasileiros ainda vão usar o dinheiro do 13º para pagar dívidas ou poupar (42,9% e 22,9%, respectivamente); praticamente os mesmos níveis do ano passado. O percentual de brasileiros que pretende gastar a primeira parcela com presentes de fim de ano subiu de 5% para 8,6% entre o ano passado e este. Já a quantidade de consumidores que planejam viajar com o dinheiro extra saltou de 2,5% para 8,6% no mesmo período.

Dicas para aproveitar a data

Para aproveitar a data comprando aquilo que tanto deseja, com descontos realmente vantajosos, um dos segredos é ter paciência. Segundo a área de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC, a administradora do SCPC, pesquisar é preciso. Quanto antes começar a ver os preços dos produtos que deseja comprar, melhor. Tome cuidado para não comprar por impulso e passar dos limites. Faça uma lista de compras que caiba no seu bolso e foque nela. O planejamento financeiro é fundamental.


Informação e Foto: Assessoria de imprensa da Aicita