Samba, Pagode e Cia

Das 10:00:00 às 13:00:00
Com: Waldir Dias dos Santos

Meio Ambiente: Prefeitura realiza revitalização do Lago do Camata

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, responsável pela revitalização do paisagismo em trabalho conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, responsável pelo desassoreamento (remoção de sedimentos no lago), manutenção da iluminação e parte civil, realizarão melhorias no Lago do Camata. Esta é uma grande conquista diante de inúmeros pedidos que há muito tempo a Prefeitura recebia da população, preocupada com o estado atual daquele local.

Este tratamento contempla o plantio de árvores ornamentais e frutíferas, como: jabuticabeiras, pitangueiras, amoreiras, sibipirunas, ipês brancos, palmeiras rabos de raposa, azul e imperiais, além de espécies floríferas como sálvias vermelhas, margaridas de Paris, wedélias, mini ixoras, verbenas, lírios amarelos, russélias, azaléias e tumbergias, entre outras. Também será utilizada uma espécie aquática conhecida como bananeira d ?água.

Também ficou à cargo da SMAA a escolha do mobiliário, ou seja, bancos para proporcionar descanso e maior conforto aos usuários, e coletores de lixo distribuídos estrategicamente pelo entorno do Lago, ambos produzidos de madeira plástica/ecológica.Foram também plantadas na forma de reflorestamento mais 1300 árvores de espécies de árvores nativas no entorno, aumentando substancialmente a biodiversidade deste local que tem alto potencial paisagístico e ambiental. Também está prevista a instalação de academia ao ar livre e melhorias da pista de caminhada.

Para manter o local cuidado, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura está realizando diversos encontros com moradores da região, a fim de despertar o pertencimento e a responsabilidade de cuidar do patrimônio público. “Complementarmente pretendemos realizar palestras de educação ambiental durante a implantação à população dos bairros daquela região, para fazerem a fiscalização e o correto uso do local, evitando a depredação e a deposição de lixo inadequadamente”, destacou a Secretária Dorothéa Monteiro. A entrega à população está prevista para o início do próximo ano.

Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba