Comunicadores

Das 20:00:00 às 20:55:00
Com: Paulo Roberto Machado

Movimento Maio Amarelo celebra ações por um trânsito mais seguro

Segundo a Organização Mundial da Saúde, acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes em diversas faixas etárias, além de milhões de pessoas que sobrevivem com sequelas. Nesse cenário, o Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para esse alto índice no mundo.

Em Itatiba, o início das atividades ocorreu na segunda-feira (06), Praça Ângela Fontana Giaretta, com a presença do prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, secretários municipais, servidores e alunos das EMEB Maria Gemma Rela Reinaldo, Luiz Pântano, Basílio Consoline e CEMEI Maria Helena Pensado Bianchi, além, da Rota das Bandeiras, parceira da Prefeitura no projeto.

“Itatiba tem uma frota de quase 80 mil veículos, então esse é um tema que chama atenção do poder público, não só aqui, mas no mundo todo. Além da parte de conscientização, vamos iniciar uma ênfase ainda maior na construção de travessias elevadas, lombadas, sinalização de solo e instalação de placas de trânsito”, destacou o prefeito Douglas Augusto.

Durante a cerimônia de abertura, alunos do “Maria Gemma” apresentaram um jogral com o tema “Legislação de Trânsito”, enquanto as crianças da segunda fase do CEMEI “Maria Helena” cantaram duas músicas, mostrando símbolos alusivos à campanha.

Para Otávio Botelho Ferreira, representante do Departamento de Trânsito, o Maio Amarelo é mais uma oportunidade de conscientização da importância de seguir as leis de trânsito. “Infelizmente o trânsito mata muito, no mundo todo. Por isso o Maio Amarelo é uma importante ação de conscientização, principalmente com as crianças. Em Itatiba, ainda temos muitos casos de multas por utilização do celular no veículo (o que aumenta o risco de acidentes) e a falta do uso do cinto de segurança, que justamente pode evitar que pior aconteça em caso de uma batida”, lembrou.

Passeata Maio Amarelo

No dia 25 de maio, a partir das 9 horas, a Praça da Bandeira recebe o maior evento do Movimento, com a tradicional passeata pelas ruas centrais de Itatiba e a simulação de um resgate após um acidente de trânsito, promovida pelo Departamento de Bombeiros.

Neste dia, a Secretaria de Educação também realizará a premiação do concurso de desenhos e slogans promovido nas escolas municipais. Outra premiação envolve o concurso de vídeos, com votação aberta de 6 a 12 de maio. São 12 produções de alunos, disponíveis na “Página Maio Amarelo Itatiba” no Youtube – os mais votados com “likes” serão os vencedores.


Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba