Mutirão de castração de cães e gatos tem início nesta terça-feira

Começou na manhã desta terça-feira (18) a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna que amplia a quantidade de castrações gratuitas de cães e gatos na cidade de Itatiba. Todas as terças-feiras, dez alunos do curso de medicina veterinária desta instituição, com apoio de seus respectivos professores e toda a equipe do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, durante todo o dia realizarão cerca de 20 procedimentos, aliviando assim a demanda do município, previamente mapeada através de um cadastramento junto à população.

“Atualmente castramos mensalmente 200 animais e com esta parceria abrimos a chance de aumentar a oferta de castração e diminuir a fila de espera.”, diz o secretário de Saúde, dr. Fabio Alves.

O agendamento de castração leva em conta critérios como riscos e vulnerabilidades dos animais e agora seguirá com muito mais eficiência. A castração é uma cirurgia simples e muito eficaz, como explica o veterinário do CCZE, dr. Jair Ferreira Umber: “Como controle populacional dos animais, ou mesmo daqueles que não tem dono, esta cirurgia evita crias indesejáveis que podem, num futuro, causar acidentes de trânsito, agressões, ou mesmo ter contato com alguma zoonose que possa ser transferida à população.”

Troca de Experiências

Para os alunos do centro universitário, este atendimento entra como atividade de estágio e também se torna uma grande chance de aperfeiçoarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A UniFAJ possui um dos cursos de medicina veterinária mais importantes da região e seu hospital veterinário é considerado de referência e, através desta parceria, poderá também receber animais encaminhados pelo município.

Quem desejar castrar o seu animal e entrar nesta programação deve procurar o Centro de Controle de Zoonoses e Endemias pelo telefone (11) 4524-8826.

Informação e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba