Prefeitura amplia número de cirurgias e consultas em diversas especialidades






A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou, através de uma licitação, convênio com prestadores de serviços de atenção à saúde para a realização de 708 cirurgias, 1.200 consultas oftalmológicas além de 492 exames especializados.

Na área oftalmológica serão realizadas 120 cirurgias de catarata além de 60 intervenções de pterígio (crescimento no tecido transparente do olho). Já a área de urologia será contemplada com 84 cirurgias de extração de cálculo renal; 120 cirurgias de vasectomia e mais 60 de postectomia. Para a área ginecológica serão realizadas 264 intervenções cirúrgicas entre 14 especialidades. Todas com consultas pré-anestésicas e pós-cirúrgicas.

Também serão realizados 492 exames especializados como colonoscopia, colonoscopia em centro cirúrgico com anestesia regional, retirada de pólipos e ligadura elástica para varizes de estômago. Outra boa notícia é a realização de 1.200 consultas oftalmológicas.

Serão beneficiados pacientes que já estavam aguardando a realização destes procedimentos de acordo com a classificação de risco e prioridade de cada caso. Estes munícipes passarão por avaliações de cirurgiões e anestesistas antes da realização das cirurgias que acontecerão no Hospital Itatiba. Já as consultas poderão acontecer, conforme estabelecido, no mesmo local ou em clínicas particulares da cidade.

Com esta grande iniciativa, espera-se melhorar ainda mais a saúde em Itatiba, como explica o Secretário de Saúde, Dr. Fabio Luiz Alves: “Este planejamento de ações tem o objetivo de agilizar a fila de espera para as especialidades já que tem sido difícil o acesso para os hospitais regionais. Realizamos estudos para entender quais as nossas propriedades e quais as questões que envolvem a demanda da Atenção em Saúde mais necessitada pela população. A Secretaria de Saúde tem organizado vários movimentos na região, entretanto, algumas especialidades apresentam oferta muito baixa no plano regional, que teria o papel de resolver questões mais complexas em Urologia, Oftalmologia e Ginecologia, por exemplo. A Secretaria iniciará os primeiros fluxos dos pacientes já na semana próxima, de acordo com prioridade de risco.”, explica.


Informação: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba
Foto: Reprodução