Nutricionista dá dicas de como ter um café da manhã equilibrado

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Depois de um longo período de jejum noturno, está é a principal refeição que tem a função de repor a energia gasta pelo organismo durante o sono. E para se sentir bem disposto, o café da manhã deve ser balanceado, incluindo proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. 

"O café da manhã é uma refeição muito importante, afinal de contas passamos a noite inteira sem comer e ainda por cima gastamos energia com o funcionamento noturno do nosso organismo. É imprescindível repor as energias perdidas durante à noite e começarmos o dia com disposição para realizarmos as nossas atividades", comentou a nutricionista Nara Baptistella Rabechi.

Ela lembra como deve ser a primeira refeição do dia. "O café da manhã é considerado uma das três principais refeições. E por ser a primeira a iniciar o nosso dia, deve ser o mais completo possível. Todos os grupos de alimentos devem estar presentes nesse momento. Um alimento energético que nos dê energia é fundamental, como por exemplo, pães, panquecas, tapiocas e torradas; além das proteínas, presentes nos leites e seus derivados, tais como queijos e iogurtes; deve-se incluir também as fibras e minerais que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo para que tudo ocorra de maneira ordenada. Isso se dá também pela inclusão das frutas no cardápio matinal", disse.

Nara explicou que alguns alimentos devem ser evitados no café da manhã. "Cada pessoa tem seus conceitos e hábitos alimentares. Mas, o café da manhã combina mais com o leite, pães e frutas, do que com a carne. Na verdade devemos evitar alimentos muito gordurosos, muito industrializados, com excesso de açúcar e de sal, isso em qualquer refeição do dia, mas principalmente no café da manhã. O que é muito importante nessa primeira refeição é incluir também os carboidratos integrais, pois nos dará mais energia ao longo do dia. Já os alimentos ricos em açúcar ou que contenham carboidratos muito concentrados, como o pão branco, nos dá uma energia que é rapidamente absorvida, nos deixando indispostos, por isso os alimentos devem ser muito bem escolhidos logo de manhã", concluiu.

Anote os 5 grupos de alimentos para compor o seu café da manhã:

1. Inclua uma fonte de cálcio e proteínas, como o leite (ou seus derivados: iogurtes e queijo) ou bebida à base de soja;

2. Invista em cereais (como pães, biscoitos, bolo simples) que conferem energia para começar bem a manhã. Priorize as versões integrais por terem mais fibras e ajudarem a manter a sensação de saciedade;

3. Adicione uma fonte de gorduras insaturadas, importantes para o bom funcionamento do organismo e na prevenção de doenças cardiovasculares. Uma opção interessante é o creme vegetal, que dá um sabor gostoso no pão, bolo, biscoito, torrada ou mesmo na tapioca. O azeite de oliva também pode ser utilizado, assim como as sementes oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), e o abacate.

4. Deixe ainda mais gostoso, incluindo frutas, que são excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais;

5. Beba chá. Os chás (verde e preto) possuem teanina, um aminoácido que ajuda a dar aumentar a atenção e foco nas atividades. Os chás têm menor quantidade de cafeína que o café, logo, também são uma ótima alternativa para começar bem o dia!

Informação: Redação Rádio CRN

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