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Com: Aloisio Mathias e Jo Araújo

Nutricionista destaca a importância dos carboidratos

Todos já sabem que comer com saúde é essencial para garantir mais qualidade de vida. E para que a rotina do dia a dia se mantenha equilibrada, não podemos subestimar a importância dos carboidratos.

De maneira equivocada, o carboidrato muitas vezes é associado ao ganho de peso, mas ele é a nossa principal fonte energética que abastece o sistema nervoso central, mantém o bem-estar do cérebro e fornece aquela disposição para o nosso corpo.

De acordo com a nutricionista Nara Baptistella Rabechi, qualquer regime que restrinja a ingestão de calorias vai levar a perda de peso, o que não significa que seja de maneira saudável. “Os carboidratos são um dos macro-nutrientes presentes na nossa alimentação. A sua principal função é o fornecimento de energia para o nosso corpo fazendo com que cada uma de nossas células funcionem adequadamente, por isso, eles são muito importantes. Sem eles sentimos fraqueza, indisposição e muitas vezes, falta de concentração, irritabilidade, além de trazer danos ao nosso organismo”, esclarece.

As principais fontes de carboidrato são: arroz, massas, batata, mandioca, tubérculos, milho, aveia e cereais, alimentos à base de trigo, tapioca, entre outros. “Por serem considerados alimentos base da nossa alimentação devem fazer parte dela diariamente em uma quantidade adequada. A presença do carboidrato é muito importante para a saúde física e mental para que possamos nos manter sempre atentos, sem estresse excessivo devido à sua falta. Portanto, vamos ficar atentos as dietas que restringem esses alimentos. Todas as pessoas precisam consumir esses nutrientes diariamente”, explica Nara.

Ainda segundo a nutricionista, “das fontes de carboidratos, prefira sempre os mais integrais, alimentos menos processados. A inclusão deste grupo é fundamental. Fazendo as escolhas certas, a alimentação ficará ainda mais completa”, concluiu.


Informação: Redação Rádio CRN

Foto: Reprodução