Programa Márcio Dalcin

Das 10:00:00 às 11:00:00
Com: Márcio Dalcin

Padre Maycon visita a redação do JI e concede entrevista à CRN sobre os festejos da Padroeira de Itatiba

É no dia 8 de setembro que comemoramos o Dia de Nossa Senhora do Belem e como sempre diz o padre Maycon Cristian Pedro: "Celebrar a festa da Padroeira é celebrar a identidade itatibense, que com sua pequena imagem primitiva, há 204 anos abençoe nosso povo".

Aloisio Mathias, produtor da CRN e o jornalista Manoel Roberto Massaretti, diretor do Jornal de Itatiba, conversaram com o pároco da nossa Igreja Matriz, que começou falando da proposta este ano do retorno do cidadão itatibense ao Centro da Cidade. Na entrevista também foi ressaltado o fato da imagem primitiva de Nossa Senhora do Belém visitará os lares itatibenses, empresas e comércios da cidade.

"Minha intenção como pároco da Basílica de Nossa Senhora do Belém é trazer à tona mais uma vez à comunidade itatibense essa tradição das visitas da imagem primitiva. Lembrando da origem de nosso povo já que ela é um artefato histórico que comprova a história de 204 anos atrás, pois ela é o que sobrou dos fundadores da cidade. Nós queremos com esta festa levar ao cidadão itatibense as características de unidade, de família, de fazer as pessoas retornarem ao Centro da cidade e de o verem como um local de encontro, de envolvimento, de participação, características próprias de sua identidade", lembrou o padre Maycon.

Ainda de acordo com o padre Maycon, "a festa não se trata apenas de um ato religioso mas parte do patrimônio histórico e cultural de Itatiba que nós preservamos com muito carinho".

Torre da Basílica

Durante os dias de festejos os itatibenses poderão fazer uma visita à torre da Basílica, local onde se tem uma vista privilegiada de toda a cidade. Lá poderão ser vistos os dois sinos doados no século XIX, que antes de chegarem à Itatiba foram premiados no Rio de Janeiro, na época do Brasil Império.

"Nos dias 7, 8 e 9 de setembro os itatibenses poderão fazer uma visita monitorada à torre da Igreja e em suas três salas principais poderão ver uma exposição do Museu Municipal Padre Lima que possui um vasto material histórico sobre as Basílicas já que a nossa Paróquia possui um título concedido pelo Vaticano, o que muito nos orgulha. O dr. Marcos Chaves é o responsável por esta exposição e portanto os itatibenses poderão ter acesso a esse material que também configura a história paroquial da Basílica de Nossa Senhora do Belém. Para as visitas haverá cobrança de um valor simbólico, que não implica na obrigatoriedade, mas de uma colaboração de quem pode nos ajudar", informou.


Fonte: Redação Rádio CRN
Crédito da foto: Jornal de Itatiba-diário