Praça da Bandeira recebe a abertura da Semana da Pátria

Na manhã de sexta-feira, 1º de setembro, a Prefeitura de Itatiba abriu oficialmente as comemorações da Semana da Pátria 2017, na Praça da Bandeira. Para a cerimônia de abertura, a praça contou com a presença dos alunos do CEMEI Andorinha, que recitaram a quadrinha “O que é a pátria”. EMEBs também participaram: os alunos do 5º ano do “Júlio César” recitaram a poesia “Pátria”. O poema “E agora, José?”, de Carlos Drummond de Andrade, foi encenado pelos alunos do 5º ano da “Maria Gemma”. Já o “Sônia Rita” fez a apresentação do cordel “Independência”. Fechando a parte artística, a Famachi, Fanfarra Marcial do Chico Peroba, fez com que todo o público cantasse músicas como a popular “Sou Brasileiro”.

Além do prefeito Douglas Augusto, estiveram presentes o secretário de Educação, Anderson Sanfins; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mayara Lopes; o subtenente e chefe de Instrução do TG 02-070, Flávio Barreto e o comandante da Polícia Militar em Itatiba, capitão Osvaldo Guarizo, além de demais secretários municipais, vereadores, autoridades, equipe gestora e grande público.

Premiação do Concurso de Desenhos

Em comemoração a data, foi elaborado um concurso com alunos da rede municipal de ensino com o tema 'Semana da Pátria, Itatiba 160 anos de história'. O vencedor, entre as 2077 obras inscritas, foi André Santana Barbosa, aluno do 8º ano da EMEB 'Cel. Manoel Joaquim de Araújo Campos'. “Eu fiquei muito feliz, eu não achava que teria esse reconhecimento tão grande, principalmente ser premiado pelo desenho”, comentou o estudante que recebeu um certificado e um tablet das mãos do prefeito.

O estudante de 14 anos também explicou sobre a sua ideia para a elaboração do desenho: “Eu tentei envolver a semana da pátria com a história itatibense, coloquei os principais monumentos: os arcos do Parque da Juventude, o Paço Municipal, Pito Aceso, Museu Padre Lima, a Igreja da Matriz e o letreiro de entrada da cidade; colocando como fundo a bandeira nacional”.

Programação

Continuando as comemorações, no dia 04, a EMEB "Inês Prado Zamboni" recebe os grêmios de escolas da região, também com a participação do Tiro de Guerra e da FAMIPI. Já no dia 05, a EMEB "Eliete Aparecida Sanfins Fusussi" recebe os grêmios da região para apresentações culturais. No dia 06, a escola anfitriã das apresentações é a EMEB "Cel Manoel Joaquim de Araújo Campos".

O desfile cívico de 7 de setembro está marcado para às 9h. 


Informação: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba

Foto: Renato Junior/PMI