Prefeito eleito Douglas anuncia secretários de Saúde e de Segurança

Na tarde de quinta-feira (15), o prefeito eleito Douglas realizou a divulgação de mais dois nomes do futuro secretariado da gestão se inicia em 1º de janeiro de 2017. Para a Secretaria de Saúde, assume o Dr. Fabio Alves e para a Segurança Pública, o GM João Maioli.

João Donizete Maioli é Guarda Municipal de Itatiba. Ingressou na corporação há 29 anos – é hoje o GM com maior tempo a serviço da corporação. Nesse período, foi promovido por concurso a Inspetor da GM, função que exerce atualmente, coordenando as equipes em operações e em eventos de grande porte. Sua experiência no batalhão lhe permitiu assumir o Comando da GM interinamente por diversas oportunidades.

A experiência prática com as rondas nas vias do município soma-se ao contínuo aperfeiçoamento técnico. Assim, Maioli realizou cursos voltados para várias áreas da Segurança Pública, como Gerenciamento de Crises e Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial.

Também possui ampla experiência para formação de novos Guardas Municipais, fator crucial para a ampliar a atuação do batalhão e,consequentemente, a segurança em Itatiba, de modo que os novos guardas mesclem um bom atendimento à população e uma apurada aplicação tática e técnica dos procedimentos legais.

O futuro Secretário de Segurança comentou sobre o que considera importante para os primeiros meses de governo. “Agradeço muito o convite do prefeito eleito Douglas para comandar a pasta de Segurança. Tenho certeza que faremos um grande trabalho nessa área, honrando os Guardas Municipais de Itatiba. É fundamental que a gente pense em um patrulhamento mais estratégico, inteligente e consequentemente eficiente. Por outro lado, não podemos deixar de resgatar a motivação dos GMs, dos Bombeiros e de todos que trabalham na área”, explicou Maioli.

“A escolha do Maioli na pasta da Segurança contempla mais uma vez os servidores de carreira da Prefeitura, sendo ele o GM em atividade há mais tempo no município, há 29 anos. Seu conhecimento sobre nossas deficiências, como locais inseguros, delitos mais recorrentes, necessidades materiais e humanas da Corporação, será de fundamental importância para levarmos mais segurança ao cidadão, além de contribuir com a abertura de um canal direto de diálogo com os guardas municipais de Itatiba, que prestam um serviço tão importante a todas as famílias itatibenses”.

SAÚDE

Fabio Luiz Alves é médico sanitarista, especialista em Saúde Pública, Mestre em Saúde Coletiva na área de política, planejamento e gestão pela UNICAMP e Doutorando em GestãoParticipativa e Co-Gestão.

Fábio Alves foi Secretário de Saúde no município de Santa Bárbara D’Oeste, quando priorizou a gestão participativa, a territorialização e o papel da atenção primária no atendimento dos pacientes.

Atuou como Diretor Técnico e Administrativo do Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí. Profissionalizou a gestão do hospital,implementando um projeto de humanização do atendimento e grupos de atenção hospitalar. Também foi responsável por liderar mudanças no pronto-socorro, que o tornaram referência na região.  

Também foi Coordenador de Saúde Sanitária em dois distritos(sudoeste e norte) de Campinas, cujas áreas contemplavam o atendimento a mais de 200 mil pessoas. Exerceu ainda a função de consultor para construção e organização de Plano Diretores Regionais de Saúde no Estado do Mato Grosso do Sul (Macrorregiões de Dourados, Três Lagoas e Campo Grande).

Alves também já integrou o Ministério da Saúde, como Coordenador Geral da Política Nacional de Humanização do SUS, buscando qualificar o atendimento da saúde pública em todo o território nacional. Seu trabalho também contribuiu para mudanças nos modelos de gestão da saúde nos municípios.

Atualmente é professor das disciplinas de graduação em medicina de saúde coletiva na UNICAMP. Na mesma universidade é professor auxiliar de ensino e pesquisa.

O prefeito eleito Douglas comentou a escolha de um nome que já exerceu funções em outras cidades. “Parte da ineficiência que temos hoje no sistema público de saúde se deve a manutenção de alguns vícios que datam de décadas. Optei por um gestor profissional de fora do município justamente para minimizar essas influências, tornando o serviço mais profissional.

Douglas também afirmou que pretende dedicar maior atenção para a área da saúde em 2017. “Queremos reorganizar a saúde do zero,valorizando o que já existe de bom, no entanto, aumentando a eficiência nas unidades de saúde, tornando o atendimento na UPA e na Santa Casa mais rápido,humanizado e diminuindo drasticamente a fila de espera por exames e consultas com especialistas. Essa é uma área que quero me dedicar muito ano que vem”,enfatizou.

“Queremos fazer com que Itatiba possa oferecer uma política de saúde de qualidade, humanizada, que preste um bom serviço para os cidadãos,ampliando o conceito de que saúde é um direito da população”, explicou Alves.


Informação:  Frank William Toogood - Chefe de Gabinete vereador Douglas Augusto - PPS

Foto: Arquivo pessoal