Prefeito eleito Douglas Augusto apresenta secretários de Planejamento e de Meio Ambiente e Agricultura

Mais dois nomes do futuro secretariado do Prefeito eleito Douglas foram anunciados na tarde de quinta-feira (01). Dorothéa Monteiro ocupará a pasta de Meio Ambiente e Agricultura, enquanto Jorge Nicolau comandará a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento.

Dorothéa Antonia Pereira Monteiro é Engenheira Agrônoma,Pós-Graduada em Ciências Ambientais e Especialista em Gestão Ambiental pela UNICAMP.

Formada há 35 anos, atua há quase 30 na área ambiental, tanto no setor privado como na administração pública, já tendo exercido no final da década de 80 o cargo de Chefe da Divisão de Parques e Jardins da Prefeitura Municipal de Jundiaí, quando liderou o Plano de Arborização Urbana do município, efetivou o primeiro corredor de fauna urbano no centro de Jundiaí e implantou e revitalizou inúmeros espaços públicos.

Foi a 1ª Diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itatiba. Sob seu comando, o Departamento obteve o 25º lugar no Programa Selo Verde da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Também foi responsável pela remodelação da Praça da Bandeira e pelo Projeto de Eco Paisagismo e Programa de Educação Ambiental do Parque da Juventude, entre outros. 

No setor privado, foi responsável pelo paisagismo do “Hopi Hari” e consultora técnica de diversas empresas, como: Parmalat, SPAL, Cutrale, GessyLever, Cervejarias Kaiser, Nabisco, Fleischmann Royal, VASP, Dako,Sayerlack, Coca Cola, dentre outras.

A experiência de Dorothéa ainda se estende aos licenciamentos ambientais de empreendimentos turísticos e imobiliários e na área de planejamento ambiental, com participação em Planos Diretores dos municípios de Jundiaí e Itatiba. É coautora do livro “Indicadores de Sustentabilidade em Engenharia-Como Desenvolver”, editado em 2015.

A futura secretária de Meio Ambiente e Agricultura comentou sobre o convite para comandar a pasta ambiental e agrícola da Prefeitura. “Foi com grande alegria que recebi o convite para fazer parte da equipe do Prefeito eleito Douglas e igualmente poder reencontrar não somente as “sementinhas” que foram plantadas há anos, como também ter a oportunidade de trabalhar novamente em Itatiba, esta cidade a qual amo tanto. Temos muito trabalho a fazer,revitalizando os jardins de praças, parques, reconstruindo o Parque e arborizando nossa cidade. Nossa meta é deixar nossa cidade ainda mais bonita do que ela já é, valorizando suas características naturais e também incentivando o produtor rural".

Dorothéa também falou sobre o comprometimento com o crescimento sustentável de Itatiba.“Além de preservar os atributos ambientais do município, tenho ainda um foco muito grande no desenvolvimento sustentável de Itatiba e para isso vamos, diariamente, superar inúmeros obstáculos”, analisou. 

Para o Prefeito eleito Douglas, Dorothéa é a pessoa mais indicada para assumir a gestão ambiental do município. “Tenho plena convicção que a formação técnica e a experiência da Dorothéa a credenciam para cuidar muito melhor das nossas praças, jardins, parques e também para lidar com questões delicadas como o Aterro Sanitário e o descarte irregular de materiais inservíveis – problemas que precisaremos enfrentar com vigor logo nos primeiros meses do mandato. É apessoa certa para resgatar Itatiba do abandono nessa área”.

Jorge Nicolau é economista. Construiu uma sólida carreira profissional atuando na gestão pública na região de Campinas, nas mais diversas áreas. Primeiro foi Diretor do Departamento de Informação Documentação e Cadastro da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Diretor do Fundo Municipal de Saúde da Secretaria de Saúde e depois Diretor de Fomento e Captação de Recursos da Secretaria de Cooperação Internacional. Atuou como assessor da Secretaria de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social e também nade Habitação.

Sua experiência no setor o alçaram ao cargo de Gerente de Ação Regional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do estado de São de São Paulo (CDHU) entre 2007 e 2011.

O trabalho no governo estadual continuou, primeiro como Coordenador Geral na Fundação Para Desenvolvimento das Artes (Fundac), prestando serviço na Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho e depois como Coordenador da Unidade de Modernização das Organizações na Secretaria de Gestão Pública do estado deSão Paulo.

Jorge Nicolau também representou Campinas no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, na área de Habitação e foi Presidente do Conselho do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (Fundocamp). Além disso, foi economista da Divisão de Estudos Econômicos e gerente da área de Análise de Conjuntura Econômica e Projeção de Indicadores da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) por 15 anos.

"Nos sentimos muito honrados com a presença do Jorge Nicolau em nosso futuro governo, um profissional que se destacou na gestão pública por onde passou. Foi gerente da CDHU, gestor na Prefeitura de Campinas em vários departamentos, presidente do Fundocamp, que trabalha com planejamento e desenvolvimento para a região metropolitana de Campinas, além de uma grande carreira na CPFL. A meta do Jorge, assim como a nossa, é dar suporte as vocações econômicas de Itatiba, planejar o crescimento do município de maneira ordenada e atrair investimentos para gerarmos empregos", disse o prefeito eleito Douglas ao comentar a escolha para o comando da pasta.

O futuro Secretário de Planejamento entende que a área é estratégica para preparar e consolidar um futuro sustentável para Itatiba.“O planejamento, além de garantir o desenvolvimento urbano ordenado e harmonioso da cidade, é fundamental para antecipar situações que se concretizarão no futuro, isto é, estar atento às tendências tanto positivas quanto negativas, se preparando para enfrentá-las, além de aproveitar da melhor maneira as oportunidades de crescimento no curto, médio e longo prazos”, explicou Jorge.


Crédito da foto: Arquivo pessoal

Informações:

Frank William Toogood

Chefe de Gabinete - vereador Douglas Augusto - PPS