Prefeitura de Itatiba prepara Censo Animal inédito

Como objetivo de traçar o perfil dos animais domésticos existentes em Itatiba a Prefeitura está treinando Agentes de Saúde para a realização do primeiro ‘Censo Animal’ no município.

O projeto-piloto será feito nas regiões dos bairros Jardim das Nações e Jardim Ipê, por isso, nos dias 16 e 17 de agosto, 20 agentes que atuam nessas áreas participaram de capacitação sobre a importância do levantamento dessas informações e as formas de abordagem.

“É a forma de verificarmos, de verdade, quantos animais existem em Itatiba. Diante dessas informações poderemos desenvolver várias ações em termos de zoonoses, saúde pública e assim, realizar o controle populacional e atingir a meta correta de vacinação antirrábica de cães e gatos na cidade”, explicou Jair Ferreira Humber, veterinário responsável técnico pelo Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE).

“As agentes já fazem um trabalho de casa a casa, porque não aproveitar essa prática, essa rotina de trabalho existente, levando um tema relevante para a comunidade?” justificou o secretário de Assuntos Institucionais, Luiz Henrique Monte. “É muito importante podermos contar com a dedicação e aproveitarmos a experiência do trabalho dessas equipes”, completou.

A Agente Comunitária de Saúde, Maria de Lourdes da Rocha Lino que participou do treinamento, gostou da proposta. “A gente vê muito cachorro e gato pela rua no dia a dia do nosso trabalho, por isso essa iniciativa é excelente, cada vez agente vai aprendendo mais e também podemos ajudar a comunidade”.

Censo Animal

O Censo Animal começa a ser realizado em campo no início de setembro e vai mapear todos os cachorros e gatos por residência, colhendo informações como sexo, idade, porte e se os bichos são ou não castrados e vacinados.

Além disso, o Censo vem atender à legislações estaduais e municipais de controle de animais domésticos, a Lei Federal nº 13.426 de 30/03/2017 – Política de Controle de Natalidade de cães e gatos, e aos requisitos do Programa Município Verde Azul.

“A questão da guarda responsável é um requisito do Programa Município Verde Azul eo Censo Animal é o primeiro passo para que possamos traçar ações estratégicas visando acabar com a situação de abandono de animais domésticos em Itatiba”, finalizou a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro.

O 'Censo Animal' é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, Assuntos Institucionais e de Saúde. 


Informação: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba.

Foto: Reprodução