Debate Bola na CRN

Das 19:00:00 às 20:00:00
Com: Márcio Egidio

Prefeitura entrega revitalização em noite de festa na Praça da Bandeira

Uma noite em que o antigo e o novo se uniram para o resgate de origens e tradições de um dos principais cartões-postais de Itatiba, a Praça da Bandeira. O acender das luzes, ao descerramento da placa de inauguração da reforma, atraiu os olhares dos itatibenses pelos novos jardins, agora repletos de vida e cores.

A reforma que começou em 20 de agosto, foi inaugurada na noite de terça (18), sob a bênção do Pároco da Basílica Menor de Senhora do Belém, pe. Maycon Cristian Pedro, com as presenças do prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, de autoridades municipais, entre secretários e vereadores, representantes de ONG's, também da Universidade São Francisco, Condephaat e Condema.

Toda a revitalização foi possível devido à contrapartida da empresa Wincorporate. Sendo assim utilizados poucos recursos públicos. “Nós utilizamos uma contrapartida que é 5% de um empreendimento que ele é obrigado a pagar para a prefeitura e pagou em obras, o que está fixado dentro de nosso plano diretor. Então agora às vésperas do Natal, a população itatibense ganha um presente, o coração da cidade, o cartão-postal de Itatiba sendo revitalizado”, comentou o prefeito Douglas Augusto.

O investimento de cerca de R$1,2 milhão envolveu serviços de: paisagismo e manejo de árvores, iluminação em LED com 130 postes e instalações elétricas, nova hidráulica, obras compreendendo tapume, espelho d'água, o Ribeirão, piso novo com pedrinhas portuguesas, mantendo as características originais, painel tátil e som ambiente. A praça conta ainda com wi-fi, bebedouros, 70 bancos, focos de luz, e tem agora uma base avançada da Guarda Municipal para monitoramento 24 horas. O projeto foi do arquiteto, membro do Condephacti, Cid Camargo.

“Nós conseguimos fechar 2018 com um saldo positivo, financeiramente, e vamos colocar a casa em dia. Durante dois anos, nós fizemos diversos cortes, inclusive sofremos críticas por isso, mas conseguimos sanear as nossas despesas, pagamos as dívidas com a Santa Casa, colocamos as coisas para funcionar. A gente manteve todos os serviços e inclusive abrimos dois novos postos de saúde, e vamos entregar em 2019 mais três unidades de saúde, mais três bases comunitárias e mais três creches. Então tudo isso se deve a um trabalho árduo e que agora começa a dar resultado”, completou o prefeito Douglas Augusto.

A Praça passou a contar com o espelho d'água representando o Ribeirão Jacaré, contando a história de Itatiba expressa em símbolos explicativos que foram colocados ao longo do percurso do rio: Moinho do Denoni, o Parque da Juventude, o Bacião, a Foz e Nascente.

Homenagens

Além dos símbolos físicos e naturais que marcam a história da cidade, a noite reservou espaço para homenagens a pessoas que fizeram e ainda fazem parte da história da Praça da Bandeira, e ao acendimento das luzes da tradicional Árvore do Rotary Club de Itatiba, representado na cerimônia pelo presidente Carlos Fontana.

Uma das homenagens foi reservada ao Sr. Roque e à Dona Ieda. Há 33 anos eles se dedicam à Praça com a venda de churros. Outra homenagem foi à memória do Sr. Pelegrino, o “namorado das flores”. Nascido em novembro de 1901, foi o jardineiro que toda a cidade conheceu e admirou pelo trabalho que realizava com tamanha eficiência no cuidado com os jardins da praça. A ele, foi dedicada uma placa, fixada no jardim de rosas ao lado do Coreto. Também foi homenageado o filho do conhecido “Zé Polenta” (José Luiz Deiróz). “Zé Polenta” se dedicou à venda de pipocas durante toda a vida no local, deixando guardada na memória dos itatibenses o cheirinho da pipoca recém estourada e por sua figura singular. O filho do homenageado recebeu uma réplica da placa que foi colocada no ponto de vendas das pipocas. Também lembrando um dos ícones da Praça, a Banda Santa Cecília participou executando o Hino Nacional e o Hino de Itatiba.

“A Praça passou gerações e gerações, e mexe com a memória afetiva da população. Por isso homenageamos o “Polenta”, o Pelegrino, a dona Ieda e o Seu Roque (ainda em vida) porque a gente gosta de valorizar o que é de Itatiba, temos que valorizar a nossa história e valorizar a Praça é valorizar a história de Itatiba”, ressaltou o prefeito.

A noite contou também com shows da Banda Apocalipse 2002 e Grupo Piracema, alegrando a todos os presentes.

Informação e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba

» Veja mais fotos