Programa Debate terá como tema a reta final do segundo turno das eleições 2018

 O programa Debate desta quinta-feira, dia 25, terá como tema a reta final do segundo turno das eleições 2018. Para falar sobre o assunto foram convidados: o médico e presidente do diretório municipal da Rede Sustentabilidade, dr. José Antonio Parisotto e do advogado e suplente de vereador pelo PSDB, Diego Freitas.
Não perca o Programa Debate. Apresentação do jornalista Mané Roberto e dos colaboradores Gilmar Kozlowski e Eduardo Cintra. As perguntas podem ser enviadas pelo e-mail crnitatiba@terra.com.br ou por telefone (11) 4524-0003 e 4524-1594 no horário do programa.
Debate nesta quinta-feira, das 16h às 17h30. Acompanhe este programa pelos 1.420 KHz-AM, através do site: www.crnitatiba.com.br e pelo aplicativo app (CRN- Central de Rádio e Notícias).

Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi tema do programa do dia 18, com as participações de voluntárias da Rede de Combate ao Câncer de Itatiba, Maria Lenice Penteado Sanfins (presidente) e Maria José Penteado Corradini (tesoureira) e do secretário municipal de Saúde, Fabio Luis Alves.
“Nós temos milhares de células no nosso organismo e todos os dias elas sofrem mutações. Se a mulher está cansada, estressada e deprimida, o sistema imunológico vai sentir isso também, por isso, algumas mulheres acabam desenvolvendo o câncer. Ações como o Outubro Rosa visam ações de incentivo para que as mulheres façam exames para detectar tumores menores de três centímetros, pois quando o tumor é menor a chance de cura é muito grande. Mas, tudo depende da mulher. Ela tem que perder o medo, fazer o autoexame e a mamografia que é para o próprio bem dela”, explicaram Maria José e Lenice.

Exames

O dr. Fabio Alves foi questionado sobre a porcentagem de mulheres que fazem o exame e deixam de buscar o resultado. “Nós temos vários fatores que dificultam a mulher a voltar para buscar o exame: falta de comunicação e perda de vínculo. Nós temos hoje um número pequeno em que fazemos a busca ativa. São 24 mulheres que não responderam ao nosso chamado”, disse.
Nos dias 20 e 27 foram estipuladas duas datas para a entrega de resultados de exames de mamografia. Nesse ano a meta foi superada, chegando a dois mil exames realizados.
“Junto com o Fundo Social de Solidariedade nós elaboramos uma programação que inclui a entrega e a avaliação desses exames. Nós efetuamos a entrega dos resultados e conversamos com as mulheres que fizeram a mamografia para definir com elas o processo de cuidado. Das 7h às 12h, um grupo de 10 médicos estará no Caismi entregando esses exames, avaliando e conversando com essas mulheres”, informou Fabio Alves.

Informação: Redação Rádio CRN/Programa Debate
Foto: Reprodução