Programa Debate terá como tema a Saúde do Homem – prevenção é fundamental para uma vida saudável

O Programa Debate desta quinta-feira, dia 10, terá como tema a Saúde do Homem – prevenção é fundamental para uma vida saudável. Para falar sobre o assunto, foi convidado o dr. José Antonio Parisotto.

O programa será apresentado pelo jornalista Mané Roberto com a colaboração de Eduardo Cintra e Gilmar Kozlowski. Acompanhe o Programa Debate desta quinta-feira, das 16h às 17h30, pelos 1.420 KHz-AM, através do site: www.crnitatiba.com.br e pelo aplicativo app (CRN- Central de Rádio e Notícias). Envie suas perguntas pelos telefones (11) 4524-0003 ou (11) 4524-1594 ou por e-mail crnitatiba@terra.com.br.

Preservação da História

A preservação da história de Itatiba foi tema do programa do dia 3. Para falar sobre o trabalho da Associação Pró-Memória, foram convidados: Ocimar João Rabechi (empresário e atual presidente da associação), o dr. Marcos R. Chaves (médico pediatra e atual vice-presidente) e Paulo Henrique Degani (pesquisador da história itatibense e genealogia e membro fundador da associação). Eles falaram a respeito dos projetos desenvolvidos e o que ainda está por vir.

“A Associação foi fundada em 1984 por iniciativa de algumas pessoas que queriam preservar a história da cidade. Na época o prefeito Roberto Arantes Lanhoso, teve a idéia de fazer uma grande reforma na Praça da Bandeira, o que gerou uma revolta naquelas pessoas. Em reunião chegou-se ao consenso de se fazer a reforma, mas preservando as características da Praça. E a partir disso vieram outras idéias de preservação de patrimônio histórico, como o Solar Alves Lanhoso, local onde nasceu o senador Lacerda Franco e que fora construído por Bento Lacerda Guimarães, o barão de Araras, em 1859. Esse casarão seria derrubado, mas através do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico,Artístico e Turístico conseguiu-se preservá-lo até os dias atuais”, lembra Ocimar Rabechi.

Paulo Henrique Degani também destacou a importância da associação para preservação histórica da cidade. “Eu digo que a Associação Pró-Memória tomou uma atitude de coragem naquela época, com o intuito preservacionista, sem visar fins lucrativos ou políticos. Tomamos essa atitude: a de preservar um imóvel que o Condephaat realmente entendeu ser arquitetonicamente importante para a preservação do Estado de São Paulo. Toda essa luta da associação envolveu vários jovens companheiros, que juntos, conseguimos manter viva uma parte da história de nossa cidade. Em 1987 o prefeito José Benedito Franco Penteado, Tico Penteado criou o Museu Histórico Municipal, que também foi fruto de um trabalho da Associação Pró-Memória. A implantação do acervo se deu por intermédio do prefeito em exercício Manoel Roberto Massaretti”, disse. O grupo escolar Cel. Julio Cesar criado em 1896, também faz parte da lista de bens tombados.

Paróquias e Igrejas

No levantamento realizado pela associação no que se refere às principais paróquias e igrejas, Marcos Chaves lembrou da importância da Igreja do Rosário, a segunda a ser fundada no município, entre os anos de 1825 e 1827. Com seu estilo Barroco, é considerada uma relíquia histórica da cidade, pois trata-se do prédio mais antigo de Itatiba. “Podemos dizer que toda a cidade começou com um rio/ribeirão e uma igreja: a do Rosário. Além dela podemos destacar também a Basílica de Nossa Senhora do Belém e sua torre, além das capelas de fazendas como a da Fazenda Pereiras e a de Santa Rita no Bairro dos Pintos, que são consideradas preciosas pela associação. Nós temos um inventário disso tudo, até das imagens sacras. Temos coisas interessantíssimas aqui em Itatiba”, contou.


Informação: Redação Rádio CRN