Programa Debate terá como tema o primeiro evento da Liga da Saúde de Itatiba

O Programa Debate desta quinta-feira, dia 13, terá como tema o evento da Liga da Saúde de Itatiba, que será realizado no sábado, dia 22, das 8h às 18h, no Itatiba EC. Com entrada gratuita, o evento que é voltado ao público feminino terá participação de diversos profissionais. Para falar sobre o assunto deverão estar presentes no Programa Debate, o dr. Plinio Coutinho Vilas Boas (odontólogo), Maria Weber Guimarães Barreto (ginecologista e obstetra) e Ana Carolina Gonçalves (Educadora Física).

O programa será apresentado pelo jornalista Mané Roberto com a colaboração de Gilmar Kozlowski. Acompanhe o Programa Debate desta quinta-feira, das 16h às 17h30, pelos 1.420 KHz-AM, através do site: www.crnitatiba.com.br e pelo aplicativo app (CRN- Central de Rádio e Notícias).

Dia do Bombeiro

O Dia do Bombeiro, celebrado no dia 2 de julho, foi tema do programa da última semana. Para falar sobre os trabalhos prestados pela Corporação em Itatiba, tivemos as participações dos bombeiros Auriceli Conceição Oliveira e Valdir Zanelli.

Salvar vidas é o objetivo do Departamento Municipal de Bombeiros, órgão vinculado à Secretaria de Governo. E é com esse valoroso grupo que a população itatibense pode contar nos momentos de emergência e de crise. Eles são capacitados para atuar no combate a incêndios, salvamentos e resgates.

Os convidados deram uma ampla abordagem sobre como é feito os atendimentos. “Hoje nós seguimos um protocolo direcionando atendimentos para a UPA 24H e Santa Casa. Para o hospital encaminhamos casos de infarto, acidente vascular cerebral (derrame) e traumas. No UPA o atendimento é feito para casos mais leves, como, por exemplo, pequenos ferimentos, enxaqueca, entre outros. Quando as pessoas ligam para o Corpo de Bombeiros normalmente respondem há várias perguntas, no intuito, de entender melhor o que está acontecendo e direcioná-los para um atendimento mais eficaz. Precisou da emergência, mantenha o controle e ligue para o nosso Departamento e direcione as respostas para as perguntas que serão feitas pelo atendente. É bom deixar claro que mesmo ao telefone o atendente já está encaminhando a viatura. Por isso é preciso manter a calma”, orientaram os bombeiros Auriceli e Valdir.

Bombeiro Mirim e Juvenil

O Programa Bombeiro Mirim e Juvenil, oferecido pela Prefeitura de Itatiba, por meio de uma parceria entre o Departamento de Bombeiros da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão com a Secretaria de Educação reúne alunos de escolas públicas e particulares de Itatiba. Neste ano fazem parte do programa 126 jovens.

“Nós sempre lembramos aos pais que para participar desses projetos tem que haver interesse próprio das crianças e dos jovens e isso tem que ser respeitado. Muitas vezes os pais demonstram interesse, mas os filhos não. Então, é isso que nós procuramos incentivar. Um dos critérios para participar é a inscrição, sendo 60 vagas para o Juvenil e outras 60 para o mirim. As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 12h, até dezembro, seguindo um cronograma de atividades dos bombeiros”, explicou Auriceli. O propósito desse projeto segundo ela é aprimorar os conhecimentos dos jovens nas áreas de primeiros socorros e de combates à pequenos incêndios. Disciplinas de obediência aos pais e aos instrutores também fazem parte do programa.


Informação: Departamento de Jornalismo da Rádio CRN