Programa Debate terá como tema os 65 anos do Lar Itatibense da Criança

O Programa Debate desta quinta-feira, dia 24, terá como tema os 65 anos do Lar Itatibense da Criança. Para falar sobre o trabalho desenvolvido pela instituição foram convidados: Claudia Marcia Ambrósio Arcanjo, psicóloga e coordenadora técnica e Sebastião José Vendramini, presidente de honra da instituição.

O programa será apresentado pelo jornalista Mané Roberto com a colaboração de Gilmar Kozlowski. Acompanhe o Programa Debate desta quinta-feira, das 16h às 17h30, pelos 1.420 KHz-AM, através do site: www.crnitatiba.com.br e pelo aplicativo app (CRN - Central de Rádio e Notícias). Envie suas perguntas pelos telefones (11) 4524-0003 ou (11) 4524-1594 ou por e-mail crnitatiba@terra.com.br.

 Como superar a crise

‘Como superar a crise e vender melhor?’ foi o tema abordado no programa do dia 17. Para falar sobre o assunto foram convidados os representantes da Aicita – Associação Industrial e Comercial de Itatiba: Marilsa Calvi Franco Penteado, diretora de Relações Comerciais; Nilton Sergio Bortholotto, diretor de SCPC e Débora Giani, consultora da Aicita.

“Toda essa confusão política que aconteceu afetou a economia do País. Mas, nós como comerciantes que somos, temos que esquecer isso e procurar atender da melhor forma nossos clientes, focar no comércio e tentar fazer o melhor possível porque essa crise vai passar, assim como outras que tivemos também passaram. O que é preciso nesse momento é investir em propaganda, muitas pessoas para reduzir custo, a primeira coisa que cortam são os anúncios, mas ao contrário, é preciso estar sendo visto para ser lembrado. Estamos nos aproximando do fim do ano e o Natal é uma ótima oportunidade para o comércio e o que nós procuramos incentivar é que os consumidores prestigiem os estabelecimentos de nossa cidade, é uma forma de movimentar a economia e contribuir para a geração de empregos”, disse Marilsa.

Novo empreendedor

A consultora Debora falou sobre como enfrentar as dificuldades em um momento de crise. “O primeiro passo é se reorganizar e fazer aquele planejamento que não foi feito anteriormente. As pessoas acham que ter o negócio próprio é muito simples e esquecem de todo o resto. É importante a pessoa se preparar, conhecer o capital de giro, seu estoque, quem serão seus fornecedores, qual é o regime tributário e o que é preciso para operar porque se não, o negócio não vai pra frente e daí ficará aquela sensação de empreendedor frustrado. Não basta ter uma boa idéia, ter boa vontade, disposição e dinheiro, é preciso que haja planejamento, assumir erros e se for preciso recomeçar. Se do jeito que você está fazendo não está dando certo, há outras maneiras de se fazer. A Aicita tem uma parceria com o Sebrae e nós oferecemos as estratégias de planejamento gratuitas para o novo empreendedor”, orienta.

De acordo com Nilton, “se o planejamento não for bem feito o negócio não tem como ir pra frente. O treinamento seria a maturação e o final do processo seria o atendimento. Por que se perde o cliente? Pesquisa aponta que 64% se refere ao mal atendimento, então, preço não é fundamental, mas com um atendimento adequado se consegue satisfazer as necessidades do cliente e fidelizá-lo”, concluiu. 


Informação: Redação Rádio CRN