Regularização do título eleitoral acontece até o dia 9 de maio

O Cartório de Eleitoral está recebendo os eleitores que precisam regularizar seu título eleitoral até o próximo dia 9 de maio. Assim, o eleitor poderá emitir ou transferir o título, atualizar dados ou acertar alguma pendencia eleitoral.

As eleições acontecem daqui seis meses, dia 7 de outubro, e definirá o presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Caso os candidatos a presidente e governador, não alcancem mais da metade dos votos válidos,o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro.

O eleitor também poderá transferir o título eleitoral caso resida há pelo menos três meses no novo município, mediante apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título.

No país, o voto é obrigatório aos eleitores entre 18 e 69 anos, os jovens com 16 anos ou idosos acima dos 70 anos não precisam comparecer às urnas.  Sendo facultativo também para os analfabetos.

Portanto, os jovens que completam 18 anos, até o dia 7 de outubro, precisam emitir seu título eleitoral até 9 de maio e está data será a limite, para os eleitores  quitarem as multas cobradas para quem se ausentou em eleições anteriores sem justificativa.O valor da multa é de R$ 3,51 por cada turno não votado.

A novidade neste ano é que o título eleitoral de uma pessoa transgênero trará apenas o nome social com o qual ela se identifica, não tendo o nome da certidão de nascimento. A mudança no nome deve ser solicitada ao Cartório Eleitoral, seguindo a mesma data dos outros serviços.

Justificativa Eleitoral

Em todas as eleições existem eleitores que se ausentam das urnas, no Brasil cerca de oito milhões costumam justificar ausência. Sendo que a maior parcela se concentra no estado de São Paulo, onde a maioria dos ausentes alega estar fora da cidade em que estão registrados no dia da eleição.

Serviço:

Cartório da 058ª Zona Eleitoral 
Endereço: R. Prof. Brito, 200 - Centro, Itatiba - SP, 13250-060
Horário: 
segunda-feira 12:00–18:00
terça-feira 12:00–18:00
quarta-feira 12:00–18:00
quinta-feira 12:00–18:00
sexta-feira 12:00–18:00
sábado Fechado
domingo Fechado

Telefone: (11) 4594-1119

Fonte: Redação CRN

Crédito: Reprodução G1